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Três Estados, três escolas: noção de escola pública como chave interpretativa das concepções de Estado de Rousseau, Diderot e Condorcet

Processo: 12/23094-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Simões Francisco
Beneficiário:Robson Pereira Calça
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/09047-2 - Um estado, uma escola noção de escola pública como chave interpretativa da concepção de Estado de Diderot, BE.EP.DR
Assunto(s):Escola pública   Estado (política)   Iluminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Estado | Iluminismo | Público | Educação Pública no Século XVIII Francês

Resumo

A pesquisa que aqui projetamos visa colaborar com a compreensão de um importante período histórico: a segunda metade do século XVIII francês. Deste período enfocaremos a construção de uma proposta de educação pública, redigida por um dos principais filósofos do Iluminismo Francês: Denis Diderot (1773-1784). Este filósofo elaborou para a Rússia, tanto escolas públicas primárias, quanto o plano de uma universidade pública. Junto com o projeto de escola pública, Diderot deixou para a posteridade vigorosas reflexões sobre questões a ela relacionadas. Analisarei esta formulação de instituição escolar, destacando o conceito de Estado nela expresso, pois constitui também evento extraordinário, deste período histórico, a recorrência e a intensidade com que é atribuído ao Estado o papel de intermediador da relação que o homem travará com o conhecimento e com a virtude. Tomando parte neste processo, Diderot propôs, junto com sua escola (e através dela), a reinvenção filosófica do Estado, tal como estava historicamente posto. A hipótese investigativa da qual partimos nesta pesquisa é que suas reflexões, que articulam conhecimento e política, indicam que o próprio conceito de Estado, definido no interior das demais obras políticas de Diderot, pode sofrer significativas alterações, a partir de sua proposta de educação pública. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALÇA, Robson Pereira. Política e educação pública em Diderot: noção de escola pública como centro de uma política das luzes. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.