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A dinâmica do parto no processo criativo do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretor-intérprete e sua importância no nascimento da dança.

Processo: 12/14847-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Beneficiário:Elisa Massariolli da Costa
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processo criativo   Bailarino-Pesquisador-Intérprete
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bailarino-Pesquisador-Intérprete | Parteiras tradicionais | processo criativo | Relação diretor-intérprete | Intérprete de dança

Resumo

Este projeto visa explicitar como se dá a relação entre diretor e intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Qual a singularidade dessa relação nesse método? E qual a importância dessa singularidade para o intérprete e para a produção em artes da cena? Buscar-se-á responder a essas perguntas, através do questionamento de como se dão as relações entre diretores e intérpretes, revelando aspectos de conflito e fluência. Outro ponto importante a este projeto é que isso acontecerá por meio de um processo criativo prático dado a partir do Co-habitar com a Fonte (eixo onde ocorre uma pesquisa de campo na perspectiva do BPI) realizado com parteiras tradicionais. É comum, no método estudado, o uso de uma analogia da relação entre diretor e intérprete com a relação entre parteira e parturiente. A partir do que for vivenciado em campo junto às parteiras, buscar-se-á um melhor entendimento dessa analogia. Consideramos que a explicitação de como se dá a relação entre diretor e intérprete no BPI pode contribuir com outros processos criativos nas artes da cena, uma vez que pode trazer à tona outros referenciais a partir do qual seja possível olhar para essa relação. Pretende-se passar por todas as fases que o BPI propõe para o processo criativo e destrinchar a interação entre diretor e intérprete em cada uma delas, chegando-se, inclusive, a um produto cênico que será levado às apresentações públicas. A pesquisadora será também intérprete do processo criativo, e a orientadora será a diretora, validando a atuação do pesquisador-artista-participante como um dos aspectos essenciais no desenvolvimento deste projeto. Para ampliar as referências e proporcionar maior clareza acerca do tema desta pesquisa, haverá uma análise também de outros métodos e processos criativos, como, por exemplo, as relações advindas do Tanztheater alemão, o método Stanislawsk e companhias tradicionais brasileiras como, por exemplo, o Grupo Corpo, entre outros. Isso será feito através de estudos bibliográficos, observação em loco e entrevistas.

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