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A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança = The dynamics of birth in the creative process of the Bailarino-Pesquisador-Intérprete [Dancer-Researcher-Performer] Method (BPI) : a deepening into the director-performer relationship and its importance in the birth of the dance

Texto completo
Autor(es):
Elisa Massariolli da Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Graziela Rodrigues; Paula Caruso Teixeira; Daniela Gatti; Carla Andréa Silva Lima; Heloisa Corrêa Gravina
Orientador: Graziela Rodrigues
Resumo

Esta Tese visa explicitar como se dá a relação entre diretora e intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Qual a singularidade dessa relação nesse método? E qual a importância dessa singularidade para o intérprete que vive este processo e para a produção nas artes da cena? Para analisar a relação estudada, considera-se uma analogia que é, por vezes, feita no método BPI, na qual se diz que a diretora agiria, junto ao intérprete, tal qual age uma parteira junto à parturiente. Considerando-se as questões a serem abordadas e a analogia exposta, as ações que compõem a metodologia deste trabalho são de caráter prático-teórico, no qual se assume o papel de artista-pesquisador-participante. O projeto envolveu observar diretoras do BPI dirigindo diferentes intérpretes; concomitantemente, foi proposto que a pesquisadora fizesse assistência de direção em processos que estavam ocorrendo neste método, para poder vivenciar como é ser diretora. Foi ainda realizada pesquisa de campo com as parteiras tradicionais de etnia Pankararu, na perspectiva do eixo Co-habitar com a Fonte do BPI, com o intuito de cumprir dois propósitos desta pesquisa: 1) o aprofundamento da analogia colocada entre as relações diretora-intérprete e parteira-parturiente; 2) o processo criativo pelo qual passou a pesquisadora, a partir desse coabitar, para se colocar na relação estudada na perspectiva de intérprete. A Tese foi desenvolvida a partir da descrição e da análise de cada uma dessas ações, procurando-se evidenciar as conexões e os entrelaçamentos entre elas, em diálogo com autores pertinentes a este trabalho. Na sequência dos capítulos desta Tese, a relação entre diretora e intérprete pôde ser gradativamente aprofundada, como se novas camadas acerca do assunto fossem enunciadas paulatinamente. Os dados apurados são intrínsecos àquilo que pôde ser vivenciado no corpo da pesquisadora, tanto como assistente de direção quanto como intérprete, em comunicação intensa com o que foi levantado na pesquisa de campo. A escrita é pormenorizada, destacando-se alguns aspectos do fazer da diretora no BPI que estão sendo escritos pela primeira vez. Pôde-se abordar a relação entre diretora e intérprete a partir de diferentes vieses, dentre os quais se destaca, na analogia com a relação entre parteira e parturiente, um campo psicofísico compartilhado, no qual a capacidade de ampliação das fronteiras do corpo e de se ter empatia é fundamental para propiciar tanto o trabalho de parto quanto o processo criativo ¿ conforme o vemos no BPI (AU)

Processo FAPESP: 12/14847-2 - A dinâmica do parto no processo criativo do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretor-intérprete e sua importância no nascimento da dança.
Beneficiário:Elisa Massariolli da Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado