Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimação de parâmetros de modelos de geradores síncronos distribuídos utilizando medições com ruído

Processo: 13/01340-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rodrigo Andrade Ramos
Beneficiário:Edson Luis Geraldi Junior
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/26509-2 - Desenvolvimento de um modelo simplificado para a representação de sistemas de geração distribuída, BE.EP.DD
Assunto(s):Estimação paramétrica   Geração de energia elétrica   Geração distribuída   Medição de ruído   Geradores de energia

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento e a aplicação de um método de estimação de parâmetros a um modelo trifásico de gerador síncrono, considerando a possibilidade de operação em condições trifásicas desbalanceadas e levando em conta a presença de ruído nas medições utilizadas para a referida estimação. O principal foco do trabalho são os sistemas de distribuição, nos quais começam a surgir empreendimentos de geração distribuída (tais como as pequenas centrais hidrelétricas ou as plantas de cogeração a partir da produção de açúcar e etanol), e que operam na maior parte do tempo em condições desbalanceadas. O grupo de pesquisa no qual o candidato se insere já construiu um histórico de pesquisa neste tema, tendo desenvolvido um procedimento de linearização e dois tipos de processos de identificação modal para sistemas nestas condições citadas. Entretanto, tanto o modelo desenvolvido pelo grupo para embasar os estudos citados quanto os modelos presentes nos softwares com capacidade de representação trifásica da máquina síncrona - como, por exemplo, o Electromagnetic Transients Program (EMTP) ou o Alternative Transients Program (ATP) - necessitam de um conhecimento preciso dos parâmetros de seus respectivos modelos para gerarem resultados confiáveis em relação ao comportamento de tais máquinas na prática. Métodos de estimação de parâmetros já existem na literatura, mas os proponentes desconhecem a existência de algum método que tenha sido aplicado a geradores operando em condições trifásicas desbalanceadas. Além disso, deve-se levar em conta que os dados que servem de entrada para tal método estão, na prática, sujeitos a ruídos de medição, sendo necessário o desenvolvimento de uma técnica para tratamento destes ruídos no processo de estimação. O conjunto dessas inovações citadas confere originalidade e caracteriza a contribuição dessa proposta para a área de pesquisa em que a mesma se insere. Uma conclusão bem-sucedida deste projeto pode resultar na consolidação de um procedimento de análise da estabilidade angular aplicável a sistemas trifásicos desbalanceados, o que, por sua vez, permitiria analisar e operar os empreendimentos de geração distribuída com maior segurança e precisão com relação à maneira com que os mesmos são analisados e operados atualmente (ou seja, desprezando-se o desequilíbrio inerente às cargas dos sistemas de distribuição). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERALDI JR, EDSON L.; FERNANDES, TATIANE C. C.; PIARDI, ARTUR B.; GRILO, AHDA P.; RAMOS, RODRIGO A. Parameter estimation of a synchronous generator model under unbalanced operating conditions. Electric Power Systems Research, v. 187, OCT 2020. Citações Web of Science: 0.
GERALDI, JR., EDSON L.; FERNANDES, TATIANE C. C.; RAMOS, RODRIGO A. A UKF-based approach to estimate parameters of a three-phase synchronous generator model. ENERGY SYSTEMS-OPTIMIZATION MODELING SIMULATION AND ECONOMIC ASPECTS, v. 9, n. 3, SI, p. 573-603, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Edson Luis Geraldi. Estimação de parâmetros de um modelo trifásico de gerador síncrono distribuído utilizando medições com ruído. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.