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Estudo de fluidos magneto-reológicos e sua aplicação em dispositivos eletromecânicos

Processo: 13/04017-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Ivan Eduardo Chabu
Beneficiário:Vinícius Cândido da Silva
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Campo magnético   Fluxo dos fluidos   Escoamento   Cisalhamento   Magneto-óptica   Sensores eletromecânicos   Propriedades reológicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campo magnético | Dispositivos eletromecânicos | Fluido magneto-reológico | propriedades reológicas | Campos magnéticos

Resumo

Este documento apresenta uma proposta de projeto para desenvolvimento de trabalho de iniciação científica, voltado para o estudo e aplicação dos fluidos magneto-reológicos. Os fluidos magneto-reológicos são materiais relativamente pouco estudados até o momento, principalmente no Brasil. Desenvolvidos no início da década de 1950, seu interesse e aplicação têm se ampliado consideravelmente nos últimos vinte anos, em especial nos centros mais industrializados. O fluido magneto-reológico é um material que tem suas propriedades reológicas, ou de escoamento, fortemente alteradas na presença de um campo magnético, tornando-o um fluido controlável. Ele pode ser aplicado nas mais diversas áreas, desde suspensões automotivas até próteses médicas. Esse fluido será objeto de estudo do trabalho proposto, notadamente quanto às suas características macroscópicas representadas pelo comportamento da viscosidade aparente e tensão de cisalhamento com o campo magnético. Como aplicação do fluido magneto-reológico será proposta a construção de um freio eletromecânico finamente controlável utilizado como dinamômetro, dedicado a testes de motores e moto-redutores de pequena potência e baixa velocidade. Ao longo do trabalho serão realizadas como tarefas a elaboração de uma quantidade de fluido magneto-reológico suficiente para a aplicação proposta, o projeto do freio dinamômetro com cálculos e simulações, a construção do pequeno protótipo e ao final testes de funcionamento e desempenho. Ao final do período, espera-se disponibilizar no laboratório do Departamento um pequeno equipamento capaz de realizar medidas de torque em pequenos motores, a partir do dinamômetro controlado por fluido magneto-reológico. (AU)

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