Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo comparativo entre as ideologias veiculadas pelos jornais Folha de S. Paulo e Diário de S. Paulo: o aparecimento da nova classe média como potencial leitora suscitou novas estratégias discursivas para refletir a ideologia de cada grupo editorial?

Processo: 12/19416-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 12 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Beneficiário:Paula de Souza Gonçalves Morasco
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise crítica do discurso   Discurso narrativo   Imprensa   Jornais   Ideologia   Classe média
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:discriminação | ideologia | jornais | Língua Portuguesa | Nova Classe Média | Público leitor | Análise Crítica do Discurso

Resumo

Este projeto busca, por meio da análise das notícias do jornal Folha de S. Paulo, verificar algumas questões relativas à imprensa paulistana no que diz respeito aos seus leitores e às estratégias discursivas desse jornal no sentido de passar uma informação ideologicamente marcada. Enfatizaremos os recursos que projetam efeitos de sentido para envolver o interlocutor com o intuito de entender como se dá a construção do discurso da mídia impressa atualmente. Verificaremos também a existência de ideologias preconceituosas em relação às minorias em suas notícias, além de buscar fatos que comprovem que, com a ascensão de uma nova classe média, mudanças estão ocorrendo no sentido de acolher, ainda que de maneira camuflada, esta nova fatia da sociedade brasileira. Para tanto, fundamentaremos a pesquisa em perspectivas teóricas sobre a dimensão discursiva da ligação entre discurso e ideologia e sobre as estratégias de envolvimento e seus efeitos de sentido no discurso impresso jornalístico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)