Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos musicológicos do repertório difundido por Katsuya Yokoyama (1934 - 2010)

Processo: 13/09576-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Eduardo Augusto Ostergren
Beneficiário:Rafael Hirochi Fuchigami
Supervisor: Kaoru Kakizakai
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: International Shakuhachi Kenshu-kan, Japão  
Vinculado à bolsa:11/14644-1 - Aspectos culturais e musicológicos do shakuhachi no Brasil, BP.MS
Assunto(s):Musicologia   Etnomusicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Azuma ryu | Dokyoku | Katsuya Yokoyama | Kinko ryu | Música Japonesa | Shakuhachi | Musicologia histórica e etnomusicologia

Resumo

Este Estágio no Exterior faz parte do projeto de mestrado "Aspectos culturais e musicológicos do shakuhachi no Brasil", realizado no Instituto de Artes da Unicamp com apoio da Fapesp, e tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca do repertório difundido por Katsuya Yokoyama (1934 - 2010), que inclui peças solo honkyoku, música de câmara e peças modernas do compositor Fukuda Rando (1906 - 1976). O estudo sobre as práticas em torno do repertório de Yokoyama é parte essencial da nossa pesquisa de mestrado, pois está associado ao crescente número de brasileiros não descendentes de japoneses que dedicam-se ao shakuhachi. Pela primeira vez no país um estilo dentro da música japonesa está sendo importado por brasileiros sem ascendência nipônica, em um contexto distinto daquele relacionado com o da imigração e vinda dos japoneses, constituindo um novo fenômeno encontrado durante nosso trabalho de campo. Surgem inúmeros questionamentos com relação à maneira como as peças do repertório de Yokoyama são trazidas e recontextualizadas no Brasil e, sobretudo, com relação aos ideais estéticos e técnicos difundidos pelos tocadores brasileiros a partir do referido repertório. O conhecimento e as reflexões acerca das importações e adaptações poderão ser desenvolvidos em nossa dissertação a partir do contato com a prática do shakuhachi em seu local de origem, por meio da realização deste estágio no Japão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)