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A audiodescrição como estratégia inclusiva em aulas de física

Processo: 13/05004-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria da Piedade Resende da Costa
Beneficiário:Sabrina Gomes Cozendey
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Audiodescrição   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno com deficiência Visual | Audiodescrição | educação inclusiva | Ensino de Física | Ensino de Física

Resumo

A audiodescrição (AD) é uma técnica de tradução que apresenta os elementos mais importantes da imagem apresentada, de modo que o aluno com deficiência visual possa entender o contexto da situação apresentada no recurso didático. A AD pode diminuir as barreiras comunicacionais que recursos visuais educacionais apresentam às pessoas com deficiência visual (DV). Buscando responder as seguintes indagações: poderá a AD auxiliar o ensino inclusivo de conceitos de Física? Será que a AD por si só leva à mediação para compreensão do conceito? Se não, que características da AD ou das situações de aula podem promover a aprendizagem de alunos com DV nas aulas de Física? Este recurso audiovisual poderá ser utilizado em turmas inclusivas teoricamente proporcionando ao aluno com deficiência visual igual possibilidade de aprendizagem? A presente pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da AD como um recurso facilitador em aulas de Física para alunos com DV inseridos em um contexto inclusivo. É proposta uma pesquisa investigativa que irá audiodescrever um vídeo de Física Clássica que deverá ser utilizado em um contexto inclusivo, na qual se busca averiguar quais são as variáveis a serem consideradas ao utilizar a AD em um contexto inclusivo. Participarão alunos videntes e com DV. Os instrumentos utilizados serão questionários e roteiros de entrevista. Os dados coletados nos instrumentos serão tratados qualitativa e quantitativamente. Espera-se compreender se o uso da audiodescrição em classes inclusivas para a Física pode promover o entendimento do conceito discutido, ou seja, se os alunos com deficiência visual, e incluindo os outros alunos, terão maior facilidade em entender o conceito com o uso do vídeo audiodescrito.

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