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Terapia familiar e construcionismo social: uma análise sobre esta aproximação em um grupo de terapeutas familiares brasileiros

Processo: 13/10592-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Carla Guanaes Lorenzi
Beneficiário:Gabriela Silveira de Paula Ravagnani
Supervisor: Sheila McNamee
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of New Hampshire (UNH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/17502-6 - Difusão do construcionismo social entre terapeutas familiares: desafios e potencialidades, BP.MS
Assunto(s):Terapia familiar   Construcionismo social   Identidade profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcionismo Social | Identidade profissional | Terapia Familiar | Terapia Familiar

Resumo

O presente projeto de estágio em pesquisa no exterior é parte do estudo de Mestrado intitulado: "Sentidos produzidos por terapeutas familiares acerca de sua trajetória e identidade profissional", que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP - USP com apoio financeiro da FAPESP. O objetivo central deste estudo é investigar como terapeutas familiares, que utilizam as contribuições do movimento construcionista social em sua prática clínica, significam sua trajetória e identidade profissional. Iniciamos a análise do corpus da pesquisa a partir da perspectiva construcionista social em Psicologia, abordagem teórico-metodológica adotada como ferramenta de análise da produção de sentidos construídos nas entrevistas. Na etapa inicial da análise das 14 entrevistas realizadas com terapeutas familiares brasileiros, percebemos que os relatos dos terapeutas acerca de sua prática clínica demonstram as diversas sensibilidades construcionistas que estão presentes em seus atendimentos e marcam o modo como se relacionam com as famílias que atendem. Assim, propomos este estágio em pesquisa, que objetiva dar continuidade à análise do corpus da pesquisa, dando visibilidade às contribuições do construcionismo social para a prática clínica dos participantes, destacando as implicações destas para sua identidade profissional, e articulando-as com as propostas descritas por McNamee como possuindo uma sensibilidade construcionista social na prática de terapia familiar. Dessa maneira, acreditamos que este estágio pode contribuir substancialmente para o desenvolvimento do projeto principal, sobretudo considerando que a Profa. McNamee é uma precursora da sistematização das práticas contemporâneas em terapia familiar que guardam referência às ênfases construcionistas sociais para este campo. Além disso, o estágio permitirá à bolsista participar de disciplinas ministradas na Universidade, e aprofundar seus estudos teóricos acerca dos temas investigados no projeto principal. (AU)

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