Busca avançada
Ano de início
Entree

Patrimonialização da natureza, turismo e produção do espaço regional: uma análise do Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal e seu entorno (Cáceres, Corumbá e Poconé)

Processo: 13/08236-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Ariza da Cruz
Beneficiário:Carolina Meirelles de Azevedo Bello
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia do turismo   Patrimônio turístico   Turismo ecológico   Áreas de conservação   Pantanal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pantanal | Patrimonialização da natureza | Patrimônio Natural | Produção do espaço regional | Turismo | Geografia do Turismo

Resumo

A temática da patrimonialização figura como um assunto ainda pouco analisado sob a ótica da Geografia. A complexidade anunciada pelas dificuldades que o tema pressupõe é colocada inicialmente na compreensão da contradição entre patrimonialização da natureza, de sua intocabilidade e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento da prática social do turismo. Em 1972, a Organização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (Unesco) afirmou que seriam considerados patrimônios naturais áreas que atendessem a três critérios fundamentais: seu valor estético, seu valor ecológico e seu valor científico. O conceito de patrimônio natural, associado à ideia de monumentalidade, foi analisado criticamente por diversos autores, como Scifoni, Ribeiro, Zanirato, Paes, Canclini Morel, entre outros autores. Neste projeto de Mestrado, analisaremos como a tendência a práticas conservacionistas e monumentalistas relacionadas a patrimônios naturais, principalmente da humanidade resultam, muitas vezes, na cooptação de áreas protegidas pela prática do turismo. Para tanto, partimos do pressuposto de que o turismo é a única prática social que consome essencialmente espaço, ao mesmo tempo que, juntamente com outras atividades e práticas sociais, produz espaço. Como estudo de caso, escolhemos analisar a relação entre o desenvolvimento do turismo e a patrimonialização da natureza na produção do espaço regional pantaneiro e, para isso, tomaremos como exemplo paradigmático de um Patrimônio Natural Mundial da Humanidade, o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal e seu entorno (Cáceres, Corumbá e Poconé), localizado entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELLO, Carolina Meirelles de Azevedo. Patrimonização da natureza, turismo e produção do espaço regional: uma análise do Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal e seu entorno (Cáceres, Corumbá, e Poconé). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.