Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento placentário e descrição morfológica do órgão reprodutor feminino em Coendou prehensilis (Porco-espinho Caixeiro)

Processo: 13/05839-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Ambrósio
Beneficiário:Fabio Sergio Cury
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta   Anatomia animal   Anatomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anatomia | Coendou prehensilis | Órgão reprodutor feminino | placenta | Porco-espinho | silvestres | Anatomia veterinária

Resumo

A preservação de espécies silvestres brasileiras é baseada no conhecimento, distribuição, comportamento tanto no meio ambiente natural quanto em cativeiro e com isso tudo existe uma grande importância tratando-se da descrição reprodutiva das espécies estudadas visando sempre à perpetuação. Esta proposta terá o foco no detalhamento uterino e seu conjunto reprodutivo, relacionado ao processo de placentação, além da evolução quanto à posição filogenética dos mamíferos, descrevendo a morfologia da placenta, barreira placentária em delimitação da evolução filogenética desse órgão em animais da espécie Coendou prehensilis. O Coendou prehensilis, chamado popularmente de porco-espinho caixeiro ou ouriço-caixeiro, é um roedor herbívoro que vive geralmente em árvores de florestas tropicais desde o México até a América do sul, é um mamífero que pode pesar de 2 a 4 kg e medir de 30 a 60 cm de comprimento. Os nomes populares "porco-espinho" e "ouriço" foram dados devido o animal possuir o corpo coberto por espinhos curtos e extremamente pontiagudos sendo amarelados ou esbranquiçados, juntamente com o pelo, dando proteção contra predadores. Serão utilizados animais cujo vieram a óbito por causas naturais ou acidentais provenientes de zoológicos, reservas e da guarda florestal, animais estes, devidamente regularizados pelo IBAMA. Serão realizadas as técnicas macroscópicas, microscopia de luz, imunohistoquimica, microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão, a fim de estudar detalhadamente todo o útero e sua placenta. Como resultado da análise estrutural do material esperamos poder classificar a placenta dos Coendou prehensilis, melhorando assim os dados sobre os aspectos reprodutivos da espécie, colaborando em outras futuras pesquisas, e gerando uma base comparativa para mamíferos sulamericanos semelhantes e poucos estudos em nosso território.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIO SERGIO CURY; CARLOS EDUARDO AMBRÓSIO. Dimorfismo sexual e estrutura perineal em Coendou prehensilis (Ouriço-cacheiro). Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n. 12, p. 1215-1220, . (13/05839-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURY, Fabio Sergio. Placentação e descrição morfológica do sistema reprodutor feminino em Coendou prehensilis (Porco-espinho Caixeiro). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.