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A internet e a imagem do professor: intervenções de estudantes brasileiros e ingleses sobre a autoridade pedagógica em tempos de cultura digital

Processo: 13/11924-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Antônio Alvaro Soares Zuin
Pesquisador Anfitrião: Chris Kyriacou
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: York University, Canadá  
Assunto(s):Cultura digital   Indústria cultural   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | Cultura Digital | Indústria Cultural | Semiformacao | Teoria Crítica | Theodor W | Teoria Crítica e Educação

Resumo

A cultura digital se afirma em decorrência do atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas, as quais possibilitam tanto a intermedialidade, ou seja, a convergência de várias mídias num só aparelho, quanto a portabilidade de aparelhos extremamente leves. As características da intermedialidade e da portabilidade expressam um ethos que se espraia imanentemente não só na produção dos objetos, como também nas próprias relações humanas, relações estas que se tornam cada vez mais digitalizadas. É neste contexto que se insere o objetivo desta pesquisa: investigar o modo como o conceito de autoridade pedagógica se atualiza, por meio da análise das manifestações de alunos brasileiros e ingleses postadas no YouTube, o que implica pesquisar e refletir sobre as transformações da imagem do professor em tempos da chamada cultura digital.Com a intenção de que tais intervenções possam ser investigadas, propõe-se a realização deste pós-doutorado no exterior, além do intercâmbio com o grupo de pesquisa que investiga a disseminação de práticas de violência entre professores e alunos - inclusive as que se relacionam com a produção do chamado cyberbullying -, liderado pelo Prof. Dr. Chris Kyriacou, do Psychology in EducationResearch Centre e que se vincula ao Departamento de Educação da Universidade de York, Inglaterra. Espera-se que, por meio da análise dos dados obtidos, seja possível refletir sobre o modo como o atual imperativo categórico do ser significar ser espetacularmente percebido se objetiva nas mediações educacionais, as quais são expressas nas manifestações dos alunos brasileiros e ingleses sobre seus professores no YouTube. (AU)

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