Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividades centradas em tarefas: uma abordagem para uso de objetos de aprendizagem na sala de aula

Processo: 13/14727-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Silvio Henrique Fiscarelli
Beneficiário:Flavia Maria Uehara
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Novas tecnologias   Objetos de aprendizagem   Currículo   Competências   Estratégias de ensino-aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:competências | curriculo | habilidades | novas tecnologias | Objetos de Aprendizagem | Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Resumo

Esta proposta de Iniciação Científica está vinculada ao projeto de Melhoria do Ensino Público "Objetos de Aprendizagem: recursos, metodologias e estratégias para melhoria da qualidade da aprendizagem" (Processo FAPESP - 2012/15487-0). O referido projeto, promove o uso regular de Objetos de Aprendizagem em 5 disciplinas do Ensino Médio na Escola Estadual Bento de Abreu, no município de Araraquara, buscando avaliar os resultados e impactos do uso dessas ferramentas para melhoria de qualidade da aprendizagem. Seu principal objetivo é conceber e desenvolver um modelo "conceitual" para a elaboração dos chamados "Roteiros de alunos" (RA), baseado nas proposições de M. David Merrill, autor que tem se dedicado a pesquisar estratégias de ensino-aprendizagem que podem ser utilizadas com os objetos de aprendizagem. Assim, o que se propõe para esta pesquisa é a uma revisão da literatura sobre os principais e recentes trabalhos de M. David Merrill e a elaboração de um modelo conceitual da "Task-Centered Strategy" que ajude a direcionar e apoiar a elaboração dos Roteiros de Atividades dos alunos. A adequação do modelo será testada em colaboração com outros pesquisadores e professores da escola.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)