Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção da natureza "conservada" na sociedade moderna: uma análise do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, Vale do Ribeira-SP.

Processo: 13/10958-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Marta Inez Medeiros Marques
Beneficiário:Carina Inserra Bernini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Campesinato   Conservação dos recursos naturais   Geografia agrária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campesinato | Conservação Ambiental | Produção da Natureza | Geografia Agrária

Resumo

A presente pesquisa visa compreender como se dá a produção da natureza "conservada" sob o capitalismo hoje, a partir da análise do processo de implantação do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga (MOJAC). A pesquisa procura analisar como a produção de uma área de conservação mista (que combina o manejo da floresta com sua conservação) internaliza formas de produção da natureza não-capitalistas e formas ajustadas às determinações do mercado, enfocando as contradições presentes neste processo, o modo como estas se materializam e o esforço do Estado para administrá-las por meio da gestão partilhada com as comunidades tradicionais aí presentes. Para isso, será estudada mais a fundo a implantação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos Quilombos de Barra do Turvo (RDSQBT) localizada no Mosaico do Jacupiranga na sua porção que está no município de Barra do Turvo, SP. A ideia de produção da natureza informa um conjunto de práticas, de regulações, significados e conflitos em torno da apropriação da natureza, e as próprias formas e dinâmicas que daí resultam, sem que se possa ignorar as determinações das "leis naturais". A partir da pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com os atores envolvidos nesse projeto e a realização de trabalhos de campo examinaremos a constituição e regulamentação do MOJAC buscando compreender como o enquadramento que as novas normas de uso promovem e a própria dinâmica de funcionamento da gestão desses territórios (baseada nos conselhos gestores) estão redefinindo internamente as comunidades quilombolas e, portanto, a sua forma de produção da natureza. E ainda o que os conflitos e contradições do processo de enquadramento dessas comunidades no MOJAC revelam do contexto mais amplo da produção da natureza "conservada" sob o capitalismo na atualidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNINI, Carina Inserra. A produção da \'natureza conservada\' na sociedade moderna: uma análise do mosaico do Jacupiranga, Vale do Ribeira - SP. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.