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Análise discursiva das imagens do Brasil e do ser brasileiro(a) nos discursos do turismo em diversos espaços de enunciação francófonos e lusófonos

Processo: 13/13988-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 20 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Mónica Graciela Zoppi Fontana
Beneficiário:Glória da Ressurreição Abreu França
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade nacional   Análise do discurso   Turismo   Autoimagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:brasileiro(a) | Designação | Discurso | Identificacao | Imagens | Turismo | Análise do Discurso

Resumo

Este trabalho de pesquisa propõe-se investigar quais as imagens do Brasil e do(a)s brasileiro(a)s no discurso atual do turismo, na Europa e no Brasil. Levantamos a hipótese de que há uma forte presença das imagens/categorizações em torno do "corpo" (gestos, atributos físicos, comportamentos, dança, esporte...). Para efetuar essa análise situamos esta pesquisa no quadro da Análise de discurso materialista (PÊCHEUX, 1969, 1975), do qual utilizaremos como fundamento a noção de Formações Imaginárias (posição-sujeito) para refletir sobre o que chamamos de representações constituídas por essas categorizações. A partir desse arcabouço teórico de base, pretendemos recorrer a algumas entradas de análise de observáveis (designações/nomeações), partindo de conceitos tais como a memória discursiva, processos de subjetivação, conceito de pré-construído posto, se possível em comunicação, com a noção de pré-discurso (PAVEAU, 2006). Tal perspectiva foi aberta por nosso trabalho de mestrado no qual analisamos a nomeação dos "brasileiro(a)s" no discurso do turismo de dois guias de turismo Guide du Routard e Petit Futé e do Routard.com, um fórum de discussão na internet. Buscamos no doutorado ampliar o material de análise aos guias utilizados atualmente (2013-2014) na França, além dos guias utilizados no Brasil, para analisar as formações imaginárias do que é ser brasileiro(a) nesse "duplo-olhar": para o francês e para o(a) próprio(a) brasileiro(a). Nosso corpus será, assim, constituído de guias publicados atualmente no Brasil e na França, além de fóruns de discussão na internet voltados ao turismo no Brasil. Ao mesmo tempo delimitamos nosso material de análise fazendo um recorte em torno das questões que situem designações ligadas ao gênero, numa tentativa de aprofundar uma reflexão iniciada na dissertação no que tange a designação das mulheres brasileiras. Trata-se de uma análise que, partindo das caracterizações do(a)s brasileiro(a)s a partir de campos de sentidos ligados à praia, ao calor, ao calor humano, ao futebol, à vestimenta, à musica, à dança, pretende averiguar a existência de um certo deslizamento de/a efeitos de sentidos, associando esses atributos a imaginários axiologicamente morais e/ou pejorativas desse(a)s brasileiro(a)s. Além de averiguar se haveria uma assimetria nesse olhar que, partindo dos mesmos atributos conferidos aos brasileiros e às brasileiras, a estas seria atribuído uma axiologia desvalorizante, como no caso do imaginário "mulher brasileira, mulher fácil", diferente do "brasileiro simpático e caloroso". Acreditamos ser relevante analisar como os efeitos de sentidos perpassam o imaginário europeu/brasileiro sobre a mulher, pois estes constituem questões historicamente problemáticas para o turismo, como se percebe, por exemplo, no fato do Brasil ainda ser associado ao roteiro sexual ou aos problemas ligados aos(às) imigrantes. Assim, pretendemos identificar, nas materialidades analisadas, os lugares de enunciação nos quais circulam tais efeitos de sentido e os processos discursivos dessa representação do ser brasileiro(a). Por fim, percebemos uma possibilidade de comunicação e articulação teórico-metodológica com estudos recentes sobre: o discurso digital (PAVEAU 2007, 2012; DIAS, 2011, 2012); a análise do discurso e estudos de gênero; o funcionamento linguístico dos efeitos de designação (GUIMARÃES, 2002, 2009, 2011; ZOPPI-FONTANA, 2009; PAVEAU 2006); estudos discursivos do não-verbal (MAINGUENEAU, 2012,); o discurso do turismo; os processos de identificação/subjetivação do brasileiro. Sendo assim, e em suma, além de visualizar uma profícua comunicação entre duas das tradições de Análise de Discurso, na França e no Brasil, percebemos a comunicação deste estudo discursivo com o turismo, a história, os estudos de gênero, os porn studies, dentre outros. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANÇA, Glória da Ressurreição Abreu. Gênero, raça e colonização : a brasilidade no olhar do discurso turístico no Brasil e na França. 2018. 363 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.