Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de técnicas de simulação para interação dinâmica solo-estrutura aplicadas à modelagem da resposta de fundações de instalações para Nano-ciência e laboratórios de luz síncrotron

Processo: 13/23085-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Euclides de Mesquita Neto
Beneficiário:Josué Labaki Silva
Supervisor no Exterior: Nimal Rajapakse
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Simon Fraser University, Canadá  
Vinculado à bolsa:12/17948-4 - Desenvolvimento de técnicas de simulação para interação dinâmica solo-estrutura aplicadas à modelagem da resposta de fundações de instalações para Nano-ciência e laboratórios de luz síncrotron, BP.PD
Assunto(s):Interação solo-estrutura

Resumo

O presente plano de pesquisa de pós-doutorado em andamento envolve o desenvolvimento de uma série de modelos numéricos para descrever a resposta dinâmica de fundações circulares ou anulares interagindo com o solo. O plano de pesquisa é motivado pela necessidade e modelar e entender o comportamento dinâmico de fundações anulares como as que estão sendo consideradas para a construção da nova fonte brasileira de luz síncrotron, o Projeto Sirius. Os limites de amplitude de vibração exigidos para o funcionamento adequado dos anéis de luz síncrotron são muito estreitos, e uma compreensão adequada do comportamento dinâmico de sua fundação é fundamental para o sucesso do projeto. Em especial, a parte deste trabalho de pós-doutorado correspondente a este estágio BEPE tratará do estudo da vibração de grandes grupos de estacas e da vibração de fundações flexíveis apoiadas em grupos de estacas. Este é um componente fundamental deste trabalho de pesquisa, uma vez que atualmente os projetos predominantes de fundações para a instalação de laboratórios de luz síncrotron são baseados em fundações rasas apoiadas em grupos muito grandes de estacas. De acordo com a literatura, soluções analíticas para este problema não existem nem mesmo para o caso estático. Modelos numéricos atuais da vibração de grupos de estacas interagindo com o solo frequentemente resultam em problemas de custo computacional. Os modelos a serem desenvolvidos neste trabalho de pesquisa compreendem resultados originais e representam uma contribuição importante para o estudo da dinâmica de fundações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENO, D. A.; MESQUITA, E.; RAJAPAKSE, R. K. N. D.; PAVANELLO, R. Atomic-scale finite element modelling of mechanical behaviour of graphene nanoribbons. INTERNATIONAL JOURNAL OF MECHANICS AND MATERIALS IN DESIGN, v. 15, n. 1, p. 145-157, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.
DAMASCENO, D. A.; MESQUITA, E.; RAJAPAKSE, R. N. K. D. Mechanical Behavior of Nano Structures Using Atomic-Scale Finite Element Method (AFEM). LATIN AMERICAN JOURNAL OF SOLIDS AND STRUCTURES, v. 14, n. 11, p. 2046-2066, 2017. Citações Web of Science: 0.
LABAKI, J.; MESQUITA, E.; RAJAPAKSE, R. K. N. D. Vertical Vibrations of an Elastic Foundation with Arbitrary Embedment within a Transversely Isotropic, Layered Soil. CMES-COMPUTER MODELING IN ENGINEERING & SCIENCES, v. 103, n. 5, p. 281-313, DEC 2014. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.