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Marcas das ausências no espaço: implicações das imagens da cidade no planejamento urbano de Florianópolis

Processo: 13/21688-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 20 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 19 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Adyr Apparecida Balastreri Rodrigues
Beneficiário:Maria Helena Lenzi
Supervisor: Maria Gravari-Barbas
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Vinculado à bolsa:11/18559-9 - Marcas das ausências no espaço: implicações das imagens da cidade no planejamento urbano de Florianópolis., BP.DR
Assunto(s):Planejamento territorial urbano   Espaço urbano   Turismo   Geografia do turismo   Florianópolis (SC)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:imagens da cidade | planejamento urbano | Turismo | Geografia do Turismo

Resumo

O fenômeno turístico é complexo e de grande expressão na atualidade. Relaciona interesses, investimentos, desejos e expectativas dos mais diversos atores, desde os responsáveis pelo planejamento urbano das cidades até os ativistas ambientais, os proprietários de imóveis, o setor hoteleiro, os antigos e novos habitantes, as agências de turismo e publicidade, bem como os próprios turistas. No presente estudo, esse fenômeno se mostra mais do que tudo histórico e, por isso, portador de diferentes sentidos, lógicas e dinâmicas; um fenômeno em movimento. Para viabilizar esta pesquisa, partimos do estudo de caso da cidade de Florianópolis - capital do estado de Santa Catarina, ao sul do Brasil - e realizamos revisão bibliográfica sobre questões teórico-metodológicas que abordam as relações entre turismo e Geografia; pesquisa sobre a história do turismo em Florianópolis; e consulta em fontes primárias e secundárias. Com isso, objetivamos aprofundar a ideia de que os chamados lugares turísticos não são fruto apenas de uma "invenção", mas são reinventados de acordo com os diferentes papeis que a atividade turística desempenha, ao longo dos anos, tanto nos imaginários quanto nas divisas geradas - o que nos levou a elaborar uma periodização dos sentidos do turismo na cidade de Florianópolis, dos anos 1930 à atualidade. Esses sentidos, segundo nossa perspectiva, são compreendidos como discursos e abarcam materializações e imaginários que resultam, sobretudo, do amálgama de duas ordens do real (material e imaginária). (AU)

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