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O financiamento político em contexto: determinantes e resultados da interação entre doadores, partidos e candidatos no custeio das campanhas eleitorais no Brasil entre 2002 e 2012

Processo: 13/16705-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 27 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Bruno Wilhelm Speck
Beneficiário:Bruno Wilhelm Speck
Pesquisador Anfitrião: F Daniel Hidalgo
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos  
Assunto(s):Grupos de interesse
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doadores | eleições e voto | Financiamento de campanha | grupos de interesse | Participação | Partidos Políticos | financiamento de partidos e campanhas

Resumo

O projeto de pesquisa apresentado aqui trata do tema do financiamento da competição política e da sua interface com outros aspectos do sistema político. Estes últimos incluem a relação do financiamento com outras formas de participação e influencia, com o sucesso nas urnas e o papel dos partidos políticos como intermediários do financiamento.Estas questões serão exploradas a partir dos dados sobre o financiamento eleitoral no Brasil na última década para os cargos públicos eletivos nos três ambitos federativos, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, de dados demográficos do IBGE, de informações sobre o perfil das empresas brasileiras, de surveys sobre o perfil de participação política dos cidadãos e de levantamentos próprios junto às empresas e os partidos políticos.O objetivo da pesquisa é contribuir para a resposta a três questões: 1. Quais são os fatores que explicam o volume e as modalidades do financiamento eleitoral no Brasil? 2. De que forma e em que medida o financiamento da competição eleitoral influencia o resultado eleitoral? 3. Qual é o impacto do financiamento sobre a dinâmica da relação entre doadores, partidos e candidatos no Brasil? (AU)

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