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Ornamentalidade, cor e exegese em bestiários ingleses: forma e função

Processo: 13/22805-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 03 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 02 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Beneficiário:Muriel Araujo Lima Garcia
Supervisor: John Lowden
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Courtauld Institute of Art, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/12588-0 - Os sistemas figurativos nos bestiários ingleses dos séculos XII e XIII, BP.MS
Assunto(s):História da arte   Imagem (artes)   Cor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bestiário | cor | Exegese | Imagem | Miniatura | ornamentalidade | História da Arte

Resumo

Bestiários ingleses, escritos em latim e produzidos entre os séculos XII e XIV, são manuscritos ricamente ilustrados. No entanto, há poucos estudos dedicados exclusivamente às suas miniaturas e o resultado disso é que uma parte importante dessas fontes - as imagens - não recebe a devida atenção e seu(s) papel/papéis nos manuscritos ainda não é/são claro(s). Já foi sugerido que as imagens dos bestiários eram usadas como ferramenta didática ou como artifício mnemônico, mas o fato de que as miniaturas em geral não fazem referência às moralizações e exegeses do texto tem sido ignorado e, portanto, algumas questões continuam sem resposta, como qual seria o papel desempenhado pelas imagens nos manuscritos e na construção de sentido? Nosso objetivo é investigar estas questões ao analisar a iconografia e os elementos cromáticos e ornamentais das imagens, assim como sua conexão com as moralizações e exegeses. Ao cruzar os dados compilados nós poderemos afirmar se há ou não padrões, e em que medida forma e função andam juntas - isto é, qual é a relação entre texto e imagem nos bestiários. Esta pesquisa se beneficiará de um novo ambiente acadêmico em uma instituição internacionalmente renomada e do acesso a uma bibliografia que não pode ser encontrada no Brasil. O fato de o Courtauld Institute of Art estar localizado em Londres e logo a apenas oitenta quilômetros de Oxford também nos dá a possibilidade de pesquisa direta nos bestiários da Bodleian Library, o que é de fundamental importância ao lidar com elementos como a cor (que é extremamente difícil de ser reproduzida fielmente em fac-símiles e versões digitalizadas dos manuscritos). (AU)

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