Busca avançada
Ano de início
Entree

São Paulo: cidade trans-figurada

Processo: 13/19556-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 15 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Beneficiário:Suianni Cordeiro Macedo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/07487-8 - São Paulo: cidade trans-figurada, BE.EP.DR
Assunto(s):Cidades   Artes   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte | audiovisual | cidade | educação estética | geografias menores | resistência | Educação Visual

Resumo

A pesquisa aqui descrita encontra-se no escopo do Projeto Imagens, Geografias e Educação (CNPq 477376/2011-8) e centra-se na produção artística de fotografia e vídeo sobre a cidade de São Paulo. Nos concentraremos, num primeiro momento, em duas exposições São Paulo Mon Amour e Mapas Invisíveis, no caderno especial da revista "Olhar" da Folha de São Paulo bem como algumas obras da coleção de fotografias do Itaú Cultural. Nosso objetivo é propor uma reflexão onde a imagem da cidade toma a centralidade na construção da espacialidade. Com isso, pretendemos refletir acerca da visualidade e da educação estética dos indivíduos como aspecto fundamental da compreensão da realidade. Pensar a imagem como meio de composição do conceito de espaço significa apontar que o espaço não pode ser entendido enquanto fixo e invariável. As imagens fotográficas produzidas por artistas como Feco Hamburger ou Gal Oppido não são diversos pontos de vista da cidade de São Paulo que se somados nos permitiram uma imagem totalizante da cidade. Ao contrário, cada vídeo ou cada fotografia são uma abertura no sentido de espaço e na noção de cidade. Cada imagem abre outros espaços e outras cidades possíveis. Isso nos leva as reflexões de Didi-Huberman acerca da múltipla temporalidade que pretendemos nos apropriar para pensar também numa múltipla espacialidade. Isso também significa demonstrar que o visível é passível de ser pensado, e que a arte propõe outras maneiras de ver ou transver o mundo. Assim, existem discursos menores, para seguirmos a trilha de Deleuze, no interior da língua maior que determina a interpretação padrão da realidade. Em sequência desta noção de Deleuze encontraremos espaços menores, para seguirmos o percurso de Doreen Massey, e geografias menores para seguirmos o caminho de Wenceslao Machado Oliveira Jr, bem como uma educação estética menor para acompanharmos o percurso de Milton Almeida e Silvio Gallo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Suianni Cordeiro. São Paulo: cidade trans-figurada. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.