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Reduzindo estoques através da integração produção-distribuição

Processo: 13/21300-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Roberto Fernandes Tavares Neto
Beneficiário:Marina Andreotti Ogawa
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da produção   Programação da produção   Programação matemática   Problemas de roteamento de veículos   Scheduling   Meta-heurística   Técnicas de planejamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Integração Produção-Distribuição | roteamento de veículos | Scheduling | Vrp | Programação da Produção

Resumo

Por décadas, os problemas tanto de scheduling quanto de roteirização vem sendo alvo de pesquisas de grande relevância, tanto do ponto de vista teórico quando de sua aplicação. Do ponto de vista empresarial, técnicas de otimização de ambos os problemas são de relevantes para aprimorar indicadores de custos, tempos de entrega, entre outros. Já do ponto de vista teórico, esses estudos são justificados principalmente pela existência de um número virtualmente ilimitado de problemas caracterizados como NP-Difíceis. Recentemente, constata-se um número crescente de publicações que tratam do planejamento integrado entre as decisões da produção e da distribuição (PIPD). Nesses estudos, percebe-se a relevância prática - na qual as aplicações de técnicas de planejamento integrado resultam em significativos ganhos financeiros - e a relevância teórica - na qual se percebe que existem poucos estudos para esses relevantes problemas NP-Difíceis. Nesse cenário, o presente projeto vem propor uma pesquisa em busca de técnicas que permitam o planejamento integrado entre produção e distribuição. Pretende-se estudar um ambiente produtivo composto por uma única máquina. A distribuição é realizada por um único veículo de capacidade limitada, que pode realizar uma ou mais rotas. Tanto o ambiente de manufatura quanto a distribuição são conhecidos por serem problemas NP-Difíceis. Assim, entende-se que a combinação dos mesmos seja um problema NP-Difícil. Para a resolução, serão desenvolvidas soluções baseadas nas seguintes técnicas: (I) Um modelo de programação matemática; (II) Uma meta-heurística.

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