Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos fundamentais de processos cinéticos e termodinâmicos em interfaces do tipo óleo/água

Processo: 13/19903-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Hugo Barbosa Suffredini
Beneficiário:Rejane Maria Pereira da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/10526-0 - Estudos Eletroquímicos Fundamentais em Sistemas Interfaciais do tipo Petróleo/Água aplicado para Estudos de Corrosão, BE.EP.DR
Assunto(s):Eletroquímica   Eletroanalítica   Cinética dos fluidos   Química de interfaces   Termodinâmica

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por finalidade o desenvolvimento de estudos fundamentais relacionados com a cinética e termodinâmica em sistemas interfaciais entre líquidos imiscíveis, particularmente do tipo Água/Óleo. Este tipo de estudo pode ser aplicado em diferentes áreas, como, a corrosão em dutos de petróleo, a detecção de espécies contaminantes lipossolúveis diretamente na fase óleo e o entendimento dos processos de difusão e partição entre estes líquidos imiscíveis. Neste sentido, para que tais estudos sejam desenvolvidos de maneira sistemática, será realizado um estudo detalhado, por meio de testes eletroquímicos e técnicas espectroscópicas, determinação do ângulo de contato e partição de analito nas fases liquidas, para um melhor entendimento dos diferentes processos que ocorrem em um sistema de interface. Inicialmente, a fase óleo será contaminada com ferroceno (molécula-modelo). A fase aquosa será constituída por eletrólito de suporte convencional. Sendo assim, será possível observar o comportamento dinâmico do ferroceno e das espécies iônicas presentes nas duas fases. Outras moléculas poderão ser utilizadas para melhor compreensão dos processos envolvidos. Por fim, acredita-se que o desenvolvimento deste estudo possa contribuir de forma positiva na viabilização e no suporte ao entendimento da análise eletroquímica em interfaces geradas a partir da mistura entre líquidos imiscíveis, podendo gerar aplicações em interessantes áreas de interesse tecnológico e das engenharias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, R. M. P.; SILVA, G. D.; COUTINHO-NETO, M. D.; SUFFREDINI, H. B. Ferrocene in oil/water interfaces: An electrochemical approach. Electrochimica Acta, v. 212, p. 195-200, SEP 10 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.