Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação da transcrição gênica e bases moleculares do desenvolvimento sexual homotálico do fungo Moniliophthora perniciosa

Processo: 13/05192-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Ludimila Dias Almeida
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Moniliophthora perniciosa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Homotalismo | Moniliophthora perniciosa | Sistema mating type | Genética de fungos

Resumo

Os basidiomicetos Agaricomicetos apresentam duas fases morfológicas características em seu ciclo de vida, uma monocariótica transiente e uma dicariótica, mais duradoura. Os eventos necessários para o fenômeno de dicariotização estão sob controle dos loci mating type, organizados em um sistema tetrapolar, formado pelos locus multigênicos A e B. O locus A codifica duas proteínas homeodomínio HD1 e HD2, capazes de heterodimerização, enquanto o locus B apresenta genes para receptores de feromônio e feromônios. Em espécies heterotálicas, há a exigência de alelos diferentes para ambos os locus para que a fusão de hifas monocarióticas resulte em um dicárion. Diferentemente, no homotalismo as hifas geneticamente iguais são capazes de se reproduzir sexuadamente, o que implica na capacidade espontânea de realizar a transição de fases e a geração de esporos sem a necessidade de encontrar um parceiro compatível. O biótipo C do fungo Moniliophthora perniciosa, o agente causal da doença Vassoura de Bruxa no cacau (Theobroma cacao), foi o primeiro fungo descrito como homotálico primário que contém o sistema genético tetrapolar. Previamente, nós caracterizamos seu locus A contendo um par hd1 e hd2 e um putativo locus B contendo 9 genes correspondentes a receptores de feromônio. Evidências prévias indicam que as fases monocariótica e dicariótica do ciclo de vida do fungo são coincidentes aos dois estágios da doença: biotrófico e necrotrófico, respectivamente. Nesta cenário, o projeto tem como proposta entender as bases moleculares do homotalismo em Moniliophthora perniciosa e avaliar a regulação transcricional global durante o mating (dicariotização) in vitro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Ludimila Dias. Regulação da transcrição gênica e bases moleculares do desenvolvimento sexual homotálico do fungo Moniliophthora perniciosa. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.