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Oportunismo no setor de distribuição de combustíveis no brasil: fatores determinantes e ambiente institucional

Processo: 13/13521-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 05 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Maria Sylvia Macchione Saes
Beneficiário:Selene de Souza Siqueira Soares
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gasolina   Economia institucional   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Institucional | Distribuição de combustíveis | Economia Institucional | Etanol | gasolina | Oportunismo | Teoria das organizações

Resumo

Este projeto tem como objetivo a continuação dos estudos sobre oportunismo no setor de distribuição de combustíveis brasileiro iniciados na pesquisa de doutorado da proponente. Naquele momento, o estudo se concentrou nos fatores determinantes do comportamento oportunista nos mercados de gasolina e etanol circunscrito ao estado de São Paulo. O presente estudo propõe algumas ampliações substanciais no entendimento do comportamento oportunista preconizado pela Nova Economia Institucional (NEI). Propõe-se ampliação do recorte geográfico, alcançando o mercado nacional juntamente com a incorporação das transações também de diesel, não abordado anteriormente. Seguindo mais além do que já foi realizado, este novo projeto pretende incorporar a avaliação do impacto dos diferentes ambientes institucionais estaduais sobre o comportamento oportunista dos agentes revendedores. Ressalta-se a importância desta última proposta, dada à relevância da avaliação do ambiente institucional nos estudos de NEI, uma característica fundamental de explicação, que tem progressivamente ganhado espaço, especialmente em abordagens estratégicas como as de Peng (2002, 2008 e 2009) que ressalta estratégias empresariais numa visão baseada em Instituições.A análise se concentra no tratamento de dados secundários divulgados amplamente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e Secretarias Estaduais da Fazenda. A metodologia de análise escolhida é a modelagem logit/probit, a qual se ajusta bem ao tratamento destes dados, especialmente por se tratar de modelo de escolha binária (sim ou não). Espera-se como resultados da pesquisa, de um lado, o refinamento de uma metodologia de apoio ao tratamento de dados qualitativos, para os quais há dificuldades eminentes de avaliação e, de outro, a produção de artigos científicos a serem publicados em periódicos nacionais e internacionais de boa avaliação Qualis/Capes, priorizando um setor de interesse público que, mesmo sendo tradicional na configuração industrial brasileira, ainda apresenta poucos estudos aprofundados na literatura acadêmica nacional.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIQUEIRA SOARES, SELENE DE SOUZA; MACCHIONE SAES, MARIA SYLVIA; DE ORIANI PAULILLO, LUIZ FERNANDO. Brazilian ethanol market Organizational change and impacts on the governance structures of distribution firms, 2000-2012. BRITISH FOOD JOURNAL, v. 117, n. 10, SI, p. 2532-2546, . (13/13521-9)
SIQUEIRA SOARES, SELENE DE SOUZA; MACCHIONE SAES, MARIA SYLVIA; DE ORIANI PAULILLO, LUIZ FERNANDO. Brazilian ethanol market Organizational change and impacts on the governance structures of distribution firms, 2000-2012. BRITISH FOOD JOURNAL, v. 117, n. 10, p. 15-pg., . (13/13521-9)