Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de método analítico, estudo fitoquímico, avaliação das atividades esquistossomicida e citotóxica de Anacardium occidentale l. (Anacardiaceae)

Processo: 13/20280-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Patricia Mendonça Pauletti
Beneficiário:Tavane Aparecida Alvarenga
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Cromatografia líquida de alta pressão   Esquistossomicidas   Anacardium occidentale   Química de produtos naturais

Resumo

A espécie Anacardium occidentale L., conhecida como "caju", "acaju" e "cacaju", é usada na medicina popular para o tratamento de úlceras bucais e pépticas, distúrbios intestinais, dispepsia, asma, diabetes, dor de garganta, bronquite, asma, diarréia, doenças inflamatórias, como adstringente, tônico e no tratamento de úlceras de Leishmania. O potencial antiinflamatório e analgésico são algumas das propriedades biológicas de A. occidentale que foram comprovadas em estudos farmacológicos. Contudo, outros usos potenciais desta espécie ainda precisam ser investigados, como por exemplo, a avaliação da atividade esquistossomicida. No nosso grupo de pesquisa foram realizados estudos in vitro frente aos vermes adultos de Schistosoma mansoni, e os resultados obtidos com o extrato etanólico da castanha foram muito promissores (nas concentrações de 50 e 25 µg/mL o extrato causou a morte de 100% e 25% dos parasitos em 24 h, respectivamente, com um IC50 de 12,48 µg/mL nas células normais de fibroblastos de pulmão humano). A. occidentale figura na lista das 71 plantas de interesse do SUS, por isso da importância do desenvolvimento e validação de um método analítico para o controle de qualidade destes extratos, que inclusive são de venda livre em sites de ervas medicinais. Assim, a proposta deste projeto é realizar estudos visando isolar e identificar os componentes de interesse do extrato etanólico da castanha, bem como desenvolver e validar um método analítico por CLAE-DAD para ser utilizado no controle de qualidade desta espécie vegetal, além de contribuir com a formação de recursos humanos e com o Programa de Pós-graduação em Ciências da UNIFRAN (áreas de concentração: Química e Química Biológica, CAPES: conceito 5).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIMENEZ, VALERIA M. M.; ALVARENGA, TAVANE A.; GROPPO, MILTON; A E SILVA, MARCIO L.; CUNHA, WILSON R.; JANUARIO, ANA H.; SMILKSTEIN, MARTIN J.; RISCOE, MICHAEL K.; PAULETTI, PATRICIA M. Antiplasmodial evaluation of Anacardium occidentale and alkyl-phenols. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 29, n. 1, p. 36-39, JAN-FEB 2019. Citações Web of Science: 0.
ALVARENGA, TAVANE A.; DE OLIVEIRA, POLLYANNA F.; DE SOUZA, JULIA M.; TAVARES, DENISE C.; ANDRADE E SILVA, MARCIO L.; CUNHA, WILSON R.; GROPPO, MILTON; JANUARIO, ANA H.; MAGALHAES, LIZANDRA G.; PAULETTI, PATRICIA M. Schistosomicidal Activity of Alkyl-phenols from the Cashew Anacardium occidentale against Schistosoma mansoni Adult Worms. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 64, n. 46, p. 8821-8827, NOV 23 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.