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Estudos do impacto da recarga de veículos elétricos no desempenho dos sistemas de distribuição de energia elétrica

Processo: 13/23020-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Fernanda Caseño Trindade Arioli
Beneficiário:Jéssica Tiemi Takeuchi
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de distribuição de energia elétrica   Motores de combustão interna   Veículos elétricos   Combustíveis fósseis   Fluxo de carga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:sistemas de distribuição de energia elétrica | Veículos Elétricos | Sistemas de Distribuição

Resumo

Os motores a combustão interna (MCIs) utilizados em veículos automotivos contribuem expressivamente para a poluição do ar. Por conseguinte, há grande interesse na disseminação do uso de veículos elétricos (VEs), que possibilitam reduzir o consumo de combustíveis fósseis e consequentemente as emissões associadas a este consumo. Em todo o mundo, até o ano de 2020 estima-se que 25% dos veículos vendidos sejam veículos elétricos. Estes veículos possuem baterias que devem ser recarregadas periodicamente e estas recargas podem ser realizadas tanto em "eletropostos" quanto em residências, representando um aumento significativo no consumo de clientes residenciais. O consumo individual destes equipamentos pode ser, por exemplo, equivalente ou maior que o de um chuveiro elétrico ligado por horas. Consequentemente, o crescimento da quantidade de veículos elétricos pode impactar no perfil de tensão, no desbalanço dos sistemas de distribuição, além de sobrecarregar os transformadores de serviço. Neste contexto, este projeto de iniciação científica propõe a realização de estudos com o objetivo de avaliar o impacto do aumento da quantidade de veículos elétricos como cargas residenciais. Estes estudos serão baseados na execução de uma série de cálculos de fluxo de potência e os resultados permitirão orientar a tomada de decisão por parte das concessionárias nos investimentos a serem realizados e na estratégia de recarga a ser adotada.

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