Busca avançada
Ano de início
Entree

Reabilitação intestinal de indivíduos com lesão medular: validação de material para intervenção educativa

Processo: 13/16334-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Soraia Assad Nasbine Rabeh
Beneficiário:Laura Terenciani Campoy
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Reabilitação (terapêutica médica)   Intestinos   Intestino neurogênico   Traumatismos da medula espinal   Vídeo educativo   Educação em enfermagem

Resumo

A Lesão de Medula Espinhal (LME) gera uma condição crônica de saúde ao indivíduo acometido, decorrente da falência de uma série de funções como a locomoção; sensibilidade; sexualidade; eliminação urinária e intestinal; e do sistema nervoso autonômico. Dentre as complicações iminentes, destaca-se o intestino neurogênico, com alterações do funcionamento intestinal a depender do nível neurológico da lesão. O indivíduo com LME pode apresentar fases revezadas de constipação e incontinência fecal, antes de realizar o treinamento para a regulação intestinal já que o componente muscular voluntário inibe o esvaziamento intestinal. Para atender aos problemas intestinais de indivíduos com LME, há diretrizes internacionais com enfoque na prevenção de complicações intestinais, onde o enfermeiro tem papel preponderante na avaliação clínica de enfermagem, assim como, na proposição de plano de cuidados, envolvendo familiares/cuidadores na dinâmica da assistência. A reabilitação deve ser iniciada tão logo se estabilize a lesão medular e envolve a equipe multiprofissional em um processo dinâmico, orientado para a recuperação de habilidades e, desenvolvimento de conhecimentos e atitudes, que visam auxiliar os pacientes a viver com grau de dependência mínima. Para o alcance de melhores resultados na assistência, a adoção da Prática Baseada em Evidências (PBE) tem sido utilizada como estratégia para o desenvolvimento e utilização de pesquisas na prática clínica. Nessa perspectiva o estudo utilizará as diretrizes do guia Neurogenic Bowel: What You Should Know - A Guide for People with Spinal Cord Injury editado pelo Consortium for Spinal Cord Medicine1, com o suporte administrativo e financeiro do Paralyzed Veterans of América, traduzido por Furlan et al., (2005). O material inclui conceitos fundamentais para facilitar o entendimento dos profissionais a respeito do autocuidado intestinal de indivíduos com LME, tipos de intestinos neurogênicos (arreflexivo e reflexivo); finalidade do programa intestinal; informações ao paciente e cuidados intestinais específicos. Para tal os propósitos do estudo serão a produção e validação de vídeos educativos sobre manobras de esvaziamento intestinal em indivíduos com intestino neurogênico, para serem utilizados na capacitação de enfermeiros para realizarem intervenções de enfermagem na reeducação intestinal. A estratégia de ensino que se pretende utilizar para produção de vídeos é a simulação da prática clínica. Será um estudo descritivo exploratório com abordagem de análise quantitativa. O roteiro dos vídeos será validado por um comitê de juízes peritos na área de reabilitação, após a validação dos roteiros e adequação dos mesmos, os vídeos serão filmados. A produção dos vídeos ocorrerá no Centro de Simulação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOY, LAURA TERENCIANI; NASBINE RABEH, SORAIA ASSAD; SANTANA CASTRO, FABIANA FALEIROS; NOGUEIRA, PAULA CRISTINA; SANGALETTI TERCARIOL, CESAR AUGUSTO. Bowel rehabilitation of individuals with spinal cord injury: video production. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 5, p. 2376-2382, SEP-OCT 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOY, Laura Terenciani. Reabilitação intestinal de indivíduos com lesão medular: produção de material para intervenção educativa. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.