Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise retórica da influência sofista no discurso filosófico e educacional de John Dewey

Processo: 13/04791-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Tatiane da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/06279-2 - Para além da persuasão: a retórica como arte prática na vida do cidadão democrático, BE.EP.DR
Assunto(s):Sofistas   Filosofia da educação   Pragmatismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise retórica | Discurso Educacional | discurso filosófico | John Dewey | Pragmatismo | sofistas | Filosofia da Educação

Resumo

No livro Democracy and rhetoric, Nathan Crick defende que as concepções filosóficas de John Dewey foram influenciadas pelos Sofistas. Essa influência é evidenciada pelo modo como Dewey concebe as noções de arte, comunicação, experiência e democracia, concepção esta que o situa no universo retórico. Crick, no entanto, não utiliza a retórica como método de análise em sua investigação, nem estende as suas considerações para o terreno das teorias educacionais deweyanas. A pesquisa ora proposta visa realizar essas duas metas: por meio da abordagem teórico-metodológica denominada análise retórica, em consonância com os princípios do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, examinar os discursos de Dewey, Górgias e Protágoras para identificar as estratégias argumentativas e os marcos discursivos próprios desses autores; e examinar a hipótese de que a paideia sofista, que abrange uma formação espiritual e uma arete política, tenha exercido influência no ideal deweyano de formação do indivíduo. Esta pesquisa espera contribuir com estudos que buscam situar Dewey no âmbito da filosofia contemporânea e discutir as consequências de suas proposições educacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Tatiane da. Análise retórica da influência sofista no discurso filosófico e educacional de John Dewey. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.