Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação Realista do Engajamento em Ciências, Tecnologia, Engenharia, e Matemáticas pela ação de um "Boundary Spanner"

Processo: 13/19600-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:José Roberto Cardoso
Beneficiário:David Antoine Delaine
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Engajamento   Diversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ampliando a participação | avaliação realista | boundary spanner | Diversidade | Engajamento | educação em engenharia

Resumo

Com este projeto implementarei uma intervenção de um "Boundary Spanner" para mobilizar a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) em realizar um maior envolvimento da comunidade para ampliar a participação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). O engajamento das comunidades, demonstrou ser um método eficaz para o aumento de matrículas na educação CTEM, atualmente não é amplamente utilizado dentro das universidades no Brasil devido a barreiras específicas, tais como: estruturas universitárias de recompensa, o conhecimento de como executar o engajamento, criação e gestão de relacionamentos. Os "Boundary Spanners", são indivíduos que servem como elos entre os interesses da universidade e da comunidade, podem ser eficazes para minimizar essas barreiras. Uma avaliação realista desta intervenção vai levar a compreender os mecanismos de mudança que levam ao aumento da participação e do desenvolvimento do conhecimento que podem ser transferíveis para outras universidades.O Cientista-in-the-Classroom (CITC) é um modelo de divulgação, usado como porta de entrada para o engajamento de aqueles que não tinham nenhuma experiência anterior e uma análise do modelo de lógica, usados para compreender as relações de engajamento, antes e após a intervenção, irá fornecer para a continuação do facilidade de engajamento além do escopo deste projeto. Além disso, a EPUSP atualmente não tem uma área de pesquisa em "Educação em Engenharia" consolidada. Esta pesquisa é um primeiro passo para a consolidação atual da pesquisa educacional que está sendo executada para transformar a cultura da EPUSP para um compromisso contínuo com a participação e o estabelecimento de ensino de engenharia como uma área de pesquisa EPUSP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)