Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta de integração de práticas da engenharia e gestão do ciclo de vida nas etapas da produção mais limpa

Processo: 13/26587-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Aldo Roberto Ometto
Beneficiário:Mariana Guardia
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produção mais limpa   Manufatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida | manufatura | Produção Mais Limpa | Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos

Resumo

As indústrias de manufatura estão entre os maiores responsáveis pelos impactos causados ao meio ambiente. Com o aumento das atividades econômicas, as questões ambientais vêm recebendo cada vez mais atenção e as iniciativas ambientais estão evoluindo, desde soluções de "fim de tubo" até abordagens preventivas como a Produção mais Limpa (P+L). Mais recentemente, tem sido observada a adoção de uma postura mais holística por parte dos governos e empresas frente aos impactos ambientais, na qual são considerados todos os impactos ocasionados ao longo do ciclo de vida ou cadeia de valor dos produtos. Com isso, surge o conceito de Life Cycle Thinking ou Visão de Ciclo de Vida. A Engenharia e a Gestão do Ciclo de Vida tornam a Visão de Ciclo de Vida operacional para as empresas e têm como objetivo minimizar os danos ambientais e socioeconômicos associados a um produto ou portfólio de produtos ao longo de todo seu ciclo de vida e cadeia de valor. A EGCV envolve uma grande variedade de práticas dentre as quais se podem citar a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), o Ecodesign, a Integração de Processos, entre outras. Embora a P+L seja muitas vezes classificada como uma estratégia da EGCV, nota-se que na prática a Visão de Ciclo de Vida não está inserida de forma sistemática nas etapas da P+L. A P+L funciona por meio do levantamento de oportunidades de melhorias ambientais, que são então analisadas quanto a sua viabilidade técnica, econômica e ambiental - porém, uma análise dos principais guias de P+L mostra que não é avaliada de forma sistemática a viabilidade das oportunidades frente a seu ciclo de vida. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo inserir sistematicamente a Visão de Ciclo de Vida nas etapas da P+L por meio da integração com práticas da Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUARDIA, Mariana. Proposta de integração de práticas da engenharia e gestão do ciclo de vida nas etapas da produção mais limpa. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.