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Compostos a base de gesso incorporados com resíduos de borracha provenientes da recauchutagem de pneus

Processo: 14/06396-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cesar Fabiano Fioriti
Beneficiário:Nayra Alberici Pinto
Supervisor: Jorge Juan Payá Bernabeu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Politécnica de Valéncia (UPV), Espanha  
Vinculado à bolsa:11/22338-8 - Estudo de argamassas de revestimento incorporadas com três diferentes granulometrias de borracha de pneus, BP.IC
Assunto(s):Materiais de construção   Borracha   Pneus   Tratamento de resíduos sólidos   Meio ambiente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Borracha de Pneus | Compósitos de gesso | Materiais de construção | Meio Ambiente | Resíduos de pneus | Materiais alternativos

Resumo

O desenvolvimento deste estágio de pesquisa no exterior tem como objetivo contribuir com a compreensão da incorporação de resíduos de borracha de pneus em compósitos, a partir do contato com outras técnicas de realização de ensaios, em complemento ao projeto de iniciação científica já em andamento. Ao partirmos do estudo com argamassas com incorporação de diferentes granulometrias de borracha de pneus, nos propomos a trabalhar com outro aglomerante (gesso) com incorporação de borracha, neste caso, na Universidad Politécnica de Valencia - UPV, na Espanha, cidade com a qual nosso grupo de pesquisa Materiais Alternativos de Construção - MAC tem vínculos de pesquisa. Assim, serão avaliadas algumas características físico-mecânicas de compósitos à base de gesso com a incorporação duas diferentes granulometrias de borracha de pneus provenientes da indústria de recauchutagem. As características físico-mecânicas estudadas serão: microscopia eletrônica de varredura, resistência à compressão e resistência à tração na flexão. Após a realização dos ensaios experimentais, poderão ser observadas as principais influências da incorporação de borracha de pneus nos compósitos produzidos. Onde a transformação desta borracha proveniente da reciclagem de pneus acarreta a mitigação do impacto gerado pelos pneus inservíveis, e possibilita um novo nicho de mercado envolvendo a preocupação com o meio ambiente, e que aqui se consolida com a transferência para o setor produtivo dos conhecimentos gerados na universidade. (AU)

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