Busca avançada
Ano de início
Entree

Localização e Identificação de Fontes Causadoras de Variações de Tensão de Curta Duração em Smart Grids

Processo: 13/16778-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Ivan Nunes da Silva
Beneficiário:Fabbio Anderson Silva Borges
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/17610-0 - Monitoramento e controle de sistemas dinâmicos sujeitos a falhas, AP.TEM
Assunto(s):Inteligência artificial   Rede elétrica inteligente   Qualidade da energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Localização de Variação de Tensão de Curta Duração | Sistemas Inteligentes | Smart Grid | Smart meter | Qualidade de Energia Elétrica

Resumo

As Variações de Tensão de Curta Duração (VTCD), principalmente os afundamentos, representam alguns dos eventos mais comuns no que diz respeito à Qualidade de Energia Elétrica (QEE). Nas pesquisas relacionadas a esses distúrbios, existe uma grande preocupação em elaborar métodos de detecção e classificação. Entretanto, devem-se destacar as tarefas de localização, as quais apresentam um progresso limitado, justamente por conta da curta duração dos distúrbios. Nesse sentido, este projeto de pesquisa objetiva desenvolver um sistema para localização de fontes de distúrbios com variação de tensão de curta duração. Destaca-se que este trabalho visa, também, a construção de smart meters que (instalados nos consumidores) sejam capazes de se comunicar entre si e com a concessionária com o intuito de auxiliar no processo de localização da fonte causadora de distúrbios. Portanto, os smart meters serão responsáveis por detectar e capturar o distúrbio de VTCD, bem como enviar as informações necessárias para o centro de controle e operações da concessionária. Por sua vez, o centro de controle e operação irá agregar e interpretar os dados advindos de vários medidores e, assim, tomar decisões, por meio de sistemas inteligentes, os quais possibilitarão a localização da fonte do distúrbio com VTCD.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, F. A. S.; SILVA, I. N.; FERNANDES, R. A. S.; OMATU, S; RODRIGUEZ, S; VILLARRUBIA, G; FARIA, P; SITEK, P; PRIETO, J. Feature Extraction-Based Method for Voltage Sag Source Location in the Context of Smart Grids. DISTRIBUTED COMPUTING AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE, v. 620, p. 8-pg., . (13/16778-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Fabbio Anderson Silva. Método híbrido baseado no algoritmo k-means e regras de decisão para localização das fontes de variações de tensões de curta duração no contexto de Smart Grid. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.