Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da elevada concentração de CO2 e do estresse hídrico na microbiota associada à rizosfera de cana-de-açúcar

Processo: 14/05929-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Laura Maria Mariscal Ottoboni
Beneficiário:Letícia Bianca Pereira
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Rizosfera   Estresse hídrico   Dióxido de carbono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bacteria | cana-de-açúcar | Metatranscriptoma | rizosfera | Genéticia de Micro-organismos

Resumo

As mudanças climáticas de fonte antropogênica são causadas pelo aumento da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, provocando alterações na temperatura e no regime pluviométrico em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o aumento da concentração de CO2 irá provocar um acréscimo na temperatura média e seca em determinadas regiões, como no norte e nordeste, enquanto que, em outras regiões, como no sudeste, o volume de chuva será maior. Todas essas alterações ambientais podem afetar diretamente os cultivos agrícolas. A cana-de-açúcar é um importante cultivar para o Brasil, principalmente nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste, sendo que o estado de São Paulo é o maior produtor. Uma queda na produção de cana-de-açúcar poderia ocasionar grandes prejuízos para os produtores e para a indústria sucroalcooleira. Dessa forma, é importante prever o impacto das variações climáticas tanto nos próprios cultivares quanto na microbiota associada, uma vez que as bactérias podem interferir diretamente na saúde das plantas no campo. Na rizosfera, as bactérias do solo e as plantas estão intimamente relacionadas. As plantas liberam exudados radiculares os quais atuam como fonte de carbono para várias bactérias. Estas, por sua vez, podem atuar direta ou indiretamente, para melhorar o crescimento e a saúde das plantas, através da produção de compostos promotores de crescimento vegetal. Dessa forma, qualquer alteração na fisiologia das plantas submetidas a diferentes condições de estresse pode acarretar mudanças na microbiota da rizosfera, uma vez que os micro-organismos são capazes de responder rapidamente às mudanças ambientais. O estudo do efeito das mudanças ambientais na rizosfera de cana-de-açúcar poderá proporcionar novas informações a respeito da interação planta-microbiota e como as bactérias poderiam auxiliar as plantas a sobreviverem em condições adversas. Dessa forma, o projeto tem como objetivo avaliar o efeito do aumento do CO2 atmosférico e do estresse hídrico na microbiota da rizosfera associada à cana-de-açúcar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, LETICIA B.; ANDRADE, GABRIELA S.; MENEGHIN, SILVANA P.; VICENTINI, RENATO; OTTOBONI, LAURA M. M.. Prospecting Plant Growth-Promoting Bacteria Isolated from the Rhizosphere of Sugarcane Under Drought Stress. Current Microbiology, v. 76, n. 11, p. 1345-1354, . (15/00408-5, 14/05929-0)
PEREIRA, LETICIA BIANCA; DE OLIVEIRA GAMBARINI, VICTOR MARQUES; DE MENEZES, ALEXANDRE BARRETTO; OTTOBONI, LAURA M. M.; VICENTINI, RENATO. Responses of the sugarcane rhizosphere microbiota to different levels of water stress. APPLIED SOIL ECOLOGY, v. 159, . (14/05929-0, 16/08994-3, 15/00408-5)
PEREIRA, LETICIA B.; DE OLIVEIRA GAMBARINI, VICTOR MARQUES; DE MENEZES, ALEXANDRE BARRETTO; OTTOBONI, LAURA M. M.; VICENTINI, RENATO. Influence of Sugarcane Variety on Rhizosphere Microbiota Under Irrigated and Water-Limiting Conditions. Current Microbiology, v. 79, n. 9, p. 10-pg., . (14/05929-0, 15/00408-5, 16/08994-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Letícia Bianca. Impacto do estresse hídrico na microbiota associada a rizosfera de diferentes variedades de cana-de-açúcar. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.