V seminário Studium Movimentos da Fotografia no Campo da Arte e Estratégias de Art...
Corpos potentes, profanos e performáticos: um manifesto queer travesti
Processo: | 13/23899-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2014 |
Data de Término da vigência: | 31 de janeiro de 2016 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Fotografia |
Acordo de Cooperação: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
Pesquisador responsável: | Fernando Cury de Tacca |
Beneficiário: | Adriel Martins Visoto |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Arte contemporânea Voyeurismo Fotógrafos |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | escopofilia | exibicionismo | intimidade | vigilância | Voyeurismo | Fotografia contemporânea |
Resumo O projeto em questão consiste numa pesquisa acerca do voyeurismo presente na fotografia contemporânea inserida no contexto artístico. Procuro desenvolvê-la em duas partes paralelas e ao mesmo tempo correspondentes, de forma que se subsidiem, não sendo portanto, excludentes ou distintas. A primeira parte visa uma abordagem crítica/teórica do tema de forma a contextualizá-lo, cercando-o a partir de noções distintas e complementares de voyeurismo, provindas de áreas diversas do conhecimento, como da Psicanálise, Sociologia, Filosofia, e sobretudo da própria crítica e teoria da arte e da fotografia. Esta contextualização permitirá uma análise pertinente da obra de artistas/fotógrafos em que o voyeurismo está presente de modos heterogêneos, seja através do processo ao qual o fotografo se submete, na relação estabelecida entre observador e obra, ou mesmo numa atuação política subversiva que envolve sistemas de vigilância e dispositivos desta natureza. A segunda parte desta pesquisa se dará por meio do desenvolvimento se uma série de trabalhos fotográficos de caráter poético, realizadas com câmeras de espionagem e dispositivos de vigilância, em que conceitos e referências tratadas voltam a ser articulados, atuando como mediadores entre o campo discursivo e o objeto artístico. As obras a serem realizadas no campo prático se desdobram de trabalhos que venho realizando desde o ano de 2010, e se relacionam diretamente com o foco do objeto investigado. (AU) | |
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