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Caracterização e controle de anéis segmentados reforçados com fibras para túneis

Processo: 14/03978-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 18 de abril de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Antonio Domingues de Figueiredo
Beneficiário:Isaac Galobardes Reyes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Túneis   Propriedades mecânicas   Concreto armado com fibras   Controle da qualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento mecânico | concreto com fibras | Controle da Qualidade | métodos de ensaio | Pré-Moldados | Túneis | Materiais da Construção

Resumo

No início do novo milênio, cerca de 70% da população mundial vive em áreas urbanas. Esta demanda crescente por espaço força a população a um uso muldimensional do espaço, o que acaba por envolver o espaço subterrâneo através de túneis metroviários e para automóveis. Além disso, o transporte público de grande capacidade tem papel importante na redução de congestionamentos e seus impactos ambientais negativos. Assim, a construção de linhas subterrâneas de metrô tem grande importância em cidades superpopulosas como é o caso de São Paulo. Neste sentido, o sistema de escavação mecanizada (TBM) é um método promissor por permitir uma maior velocidade de construção de túneis. Este método usa elementos pré-moldados segmentados, normalmente produzidos com concreto armado convencional, os quais compõem o revestimento final do túnel. Uma nova tecnologia disponível é a produção desses segmentos com o reforço de concreto com fibras que gera uma dutilização do material. O uso do CRF permite uma redução dos danos nos elementos pré-moldados e do tempo de sua produção o que diminui custos. No entanto, o uso de fibras cria um tipo especial de segmento que deve ser estudado com maior profundidade. O objetivo geral do projeto é a caracterização dos elementos segmentados produzidos com fibras e propor métodos para seu controle. Para tal, serão considerados três delineamentos: o controle do processo de produção dos segmentos, a caracterização dos segmentos de CRF e a modelagem do comportamento previsto para o elemento. Então, um programa experimental será desenvolvido focando as propriedades físicas e mecânicas dos elementos e de seus materiais constituintes. Os resultados experimentais obtidos serão analisados para a obtenção das respostas que atendam aos objetivos propostos.

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