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Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) e os processos de elaboração de respostas ao Rorschach

Processo: 14/04940-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Anna Elisa de Villemor-Amaral
Beneficiário:Giselle Pianowski
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Personalidade   Testes de personalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação da Personalidade | Manchas de tinta | Técnicas Expressivas | Técnicas expressivas

Resumo

O processo de elaboração de respostas no Rorschach tem sido estudado desde a sua criação. Na base da resolução da tarefa do Rorschach estão os processos cognitivos, no entanto, o mecanismo de projeção também pode ser identificado. Vários sistemas têm organizado implementações para aprimorar a avaliação gerada pelo Rorschach, o que é visto no Sistema Compreensivo de Exner (SC) e no Rorschach Performance Assessment System (R- PAS). O presente estudo tem como objetivo identificar padrões na manifestação dos processos de elaboração de resposta, tanto cognitivo como projetivo, e verificar possíveis efeitos da aplicação otimizada sobre o mesmo. Inicialmente, será utilizado um banco de dados composto por 600 protocolos de adultos brasileiros, não-pacientes, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 67 anos e variados níveis de escolaridade. Análises serão realizadas para identificar padrões no processo de elaboração de respostas nas respostas iniciais e finais de cada cartão, nos cartões iniciais e finais, e nas manchas cromáticas e acromáticas. Em seguida, será utilizada uma amostra de 315 indivíduos, 255 não-pacientes e 60 pacientes com esquizofrenia, administrado de acordo com a SC e R-PAS. Análises serão realizadas para identificar diferenças no processo de elaboração de respostas entre a aplicação otimizado e não otimizada, em amostra clínica e não clínica. Para ambos os estudos, serão realizadas análises descritivas e comparativas entre grupos, por meio do teste t de student e da ANOVA, verificando-se também a magnitude das diferenças por meio do d de cohen e a ocorrência de erro Tipo I, por meio do poder estatístico (²-1). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIANOWSKI, GISELLE; VILLEMOR-AMARAL, ANNA ELISA DE; MEYER, GREGORY J.. Comparing the Validity of the Rorschach Performance Assessment System and Exner's Comprehensive System to Differentiate Patients and Nonpatients. ASSESSMENT, v. N/A, p. 16-pg., . (14/04940-0)
PIANOWSKI, GISELLE; MEYER, GREGORY J.; DE VILLEMOR-AMARAL, ANNA ELISA; ZUANAZZI, ANA CAROLINA; DO NASCIMENTO, REGINA SONIA GATTAS F.. Does the Rorschach Performance Assessment System (R-PAS) Differ from the Comprehensive System (CS) on Variables Relevant to Interpretation?. JOURNAL OF PERSONALITY ASSESSMENT, v. 103, n. 1, . (14/04940-0)