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A fundação da sociologia na América Latina: análise comparativa dos casos brasileiro, argentino e mexicano (1930-1970)

Processo: 14/11268-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 11 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 10 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Jackson
Beneficiário:Luiz Carlos Jackson
Pesquisador Anfitrião: Jose Hernandez Prado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Autónoma Metropolitana, Azcapotzalco (UAM Azcapotzalco), México  
Assunto(s):Sociologia da cultura   Intelectuais   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Campo intelectual | ensaio | intelectuais acadêmicos | Sociologia | Tradições intelectuais | sociologia da cultura

Resumo

Este projeto visa uma ampliação de minha linha de pesquisa anterior, centrada numa comparação entre os processos iniciais de institucionalização da sociologia no Brasil e na Argentina. Estes foram, provavelmente, os casos mais bem sucedidos de implantação da disciplina na América Latina, baseados em iniciativas concebidas e concretizadas nacionalmente. Não obstante, outros casos devem ser levados em conta para se alcançar uma visão mais abrangente e nuançada de tais fenômenos. Em tal direção, os casos do México e do Chile constituem experiências fundamentais a serem exploradas. O passo a ser dado nos próximos anos envolve investigar em profundidade a experiência mexicana, em contraponto aos casos brasileiro e argentino. A comparação a ser desenvolvida tem como referência os períodos de fundação (1930-1970), inscritos nos processos mais amplos de institucionalização da sociologia, transcorridos ao longo do século XX em quase toda a América Latina.Quais teriam sido os condicionantes e as características principais da experiência inicial de institucionalização da sociologia no México (aparentemente menos exitosa se comparada aos casos argentino e brasileiro)? As dimensões a serem mobilizadas na análise referem-se, principalmente, às estruturas acadêmicas e aos modos de funcionamento da vida intelectual em cada caso, variáveis em função (a) das formas de organização acadêmicas desenvolvidas (universidades, faculdades, escolas, institutos); (b) do recrutamento social de professores e alunos; (c) das relações com a esfera política; (d) das fricções com as tradições intelectuais vigentes, (e) das relações com outras disciplinas, (f) peso relativo dos vetores nacionais e transnacionais de institucionalização. (AU)

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