Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição da distribuição da proteína nucleolar fibrilarina no epitélio seminífero de mamíferos e caracterização do seu papel na manutenção da fisiologia de chromatoid bodies

Processo: 14/15975-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Rita Luiza Peruquetti
Beneficiário:Fernanda Pazotti Daher Arcangelo
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/22009-7 - Descrição da distribuição da proteína nucleolar fibrilarina no epitélio seminífero de mamíferos e caracterização do seu papel na manutenção da fisiologia de chromatoid bodies, AP.R
Assunto(s):Fertilidade   Reprodução   Nucléolo   Fibrilarina   Espermatogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chromatoid Body | espermatogênese | fertilidade | Fibrilarina | nucléolo | Biologia da Reprodução

Resumo

O chromatoid body (CB) é uma organela citoplasmática que tem sido indicada comopossuindo um papel no estoque de RNA e proteínas para a diferenciação final dos espermatozóides. OCB é considerado um complexo macromolecular que parece ter um papel como coordenador do controle pós-transcricional de produtos gênicos em células germinativas masculinas haplóides e também como centro de determinação dos destinos de RNAm, estando profundamente relacionado com a fertilidade dos organismos. Alguns estudos indicam que alguns componentes que constituemesse complexo macromolecular citoplasmático possuem origem nucleolar, como por exemplo aproteína fibrilarina (B36), que possui a função no metabolismo de RNAr que ocorre no CFD(componente fibrilar denso) do nucléolo. O presente estudo visa acompanhar a distribuição e aexpressão da B36 no epitélio germinativo de vertebrados em cada estágio do ciclo espermatogênico. Também é objetivo deste estudo elucidar a função que essa proteína nucleolar poderia desempenhar na manutenção da fisiologia dos CBs, por meio da investigação das proteínas com as quais a B36 realiza interação para integrar a composição molecular dos CBs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERUQUETTI, RITA LUIZA. Perspectives on mammalian chromatoid body research. Animal Reproduction Science, v. 159, p. 8-16, . (13/14102-0, 14/15975-0, 13/26797-2, 12/22009-7)
AMORIM, R. P.; DAHER, I. P.; ARCANGELO, F. P. D.; BELLINI, M. F.; ORCINI, W. A.; SARRIA, G. R.; PERUQUETTI, R. L.. Short-term effects of green tea chronotherapy on the metabolic homeostasis of mice on different diets. Genetics and Molecular Research, v. 16, n. 2, . (14/07243-9, 14/15975-0, 12/22009-7)
DE PAULI, LARISSA FIAMENGUI; SANTOS, ELISA GOMES; DAHER ARCANGELO, FERNANDA PAZOTTI; ORCINI, WILSON APARECIDO; PERUQUETTI, RITA LUIZA. Differential expression of the nucleolar protein fibrillarin during mammalian spermatogenesis and its probable association with chromatoid body components. Micron, v. 94, p. 37-45, . (14/15975-0, 13/14102-0, 12/22009-7)