Busca avançada
Ano de início
Entree

Pretty Little Liars: as representações sociais e os estereótipos em uma narrativa seriada

Processo: 14/09976-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Josette Maria Alves de Souza Monzani
Beneficiário:Lucas Godoy de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Narrativa   Multimeios   Televisão   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Narrativa seriada | pretty little liars | representações sociais | televisão | narrativa audiovisual

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende realizar uma análise temático-estilística da série Pretty Little Liars, criada por Marlene King e lançada em 2010. A série aborda a vida de cinco amigas: Aria, Hannah, Emily, Spencer e Alison, das quais uma desaparece dando ensejo a ameaças anônimas que levam as protagonistas a viverem perigosas situações. Os objetivos desse trabalho são: analisar a forma pela qual os temas instigam a curiosidade do público alvo, levando a série à garantia de audiência e à solidificação de uma base de fãs no Brasil. Ainda na análise de fatores que exercem alguma influência na audiência, considerar-se-á, também, os clichês narrativos, os personagens estereotipados e os patrocínios que marcam essa narrativa serial. A partir de temas polêmicos presentes na realidade dos adolescentes brasileiros, como o cyberbullying e a homossexualidade, também se buscará compreender como esses pontos abordados pela série atingem a sociedade brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)