Busca avançada
Ano de início
Entree

Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1939-1951)

Processo: 14/03349-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:José Adriano Fenerick
Beneficiário:Danilo Pinheiro de Ávila
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Vanguarda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hans Joachim Koellreutter | Música Viva | Vanguarda | História dos Conceitos

Resumo

O início da trajetória musical e intelectual de Hans Joachim Koellreutter no Brasil se dera, principalmente, por vias de sua participação no grupo Música Viva, que, desde o seu início em 39 até o seu final em meados da década de 50, carregará em seu seio sérias divergências estéticas e políticas (que não se encontram, de maneira alguma, desvinculadas). Estas divergências nos mostram uma grande parcela das discussões que se travavam na capital carioca em torno dos rumos (políticos e estéticos) da música contemporânea e sua relação com problemas sócio-culturais que estavam em voga. Apesar de a falta de coesão constante no interior do grupo, tanto a bibliografia estudada, quanto os documentos, apontam para o grupo (a partir do Manifesto de 1946) como um movimento de vanguarda. No entanto, não se encontram estudos que visem pensar o conceito de vanguarda utilizado pelo grupo (e se este é pensado como conceito em seu período), assim como não se procura discutir a tradição conceitual do termo vanguarda a partir da referência do Música Viva. Dessa maneira, é percebendo essa lacuna historiográfica, que esta pesquisa tem o objetivo de entender a trajetória intelectual de Koellreutter, a fim de desenvolver as especificidades de sua atuação no interior deste grupo com a intenção de contribuir para a discussão teórica historicamente construída em torno do conceito de vanguarda (musical) no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ÁVILA, Danilo Pinheiro de. Hans Joachim Koellreutter: uma experiência de vanguarda nos trópicos? (1938-1951). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.