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O dispositivo metodológico e interventivo instrução ao sósia: exame das aplicações em teses e dissertações brasileiras

Processo: 14/15274-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Davis Perez Bispo dos Santos
Beneficiário:Ruchelli Stanzani Ercolano
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia organizacional   Bases de dados científicos   Dispositivos   Teses   Dissertação   Metodologia da pesquisa   Análise de conteúdo   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clínica da atividade | Dipositivo metodológico | psicologia do trabalho | Metodologia de pesquisa

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe o exame das aplicações de um dispositivo metodológico científico e interventivo em processos laborais, nomeado instrução ao sósia. Este dispositivo é definido como um instrumento indireto de acesso ao psiquismo humano que visa proporcionar a possibilidade de a pessoa, em situação de trabalho, reconhecer, analisar e ampliar a sua capacidade de agir e transformar a sua atividade laboral. A instrução ao sósia tem sido desenvolvida no quadro teórico da Clínica da Atividade, a qual se insere no campo da Psicologia do Trabalho, e possui como raiz epistemológica a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. O objetivo da pesquisa proposta é examinar as aplicações do dispositivo interventivo e metodológico instrução ao sósia em pesquisas que resultaram na produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado concluídas em Programas de Pós-Graduação brasileiros. Especificamente, serão analisados os trabalhos concluídos entre 1987 e 2013, considerando os dados tornados disponíveis eletronicamente no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pretende-se identificar e analisar as semelhanças e dessemelhanças na aplicação da instrução ao sósia nos trabalhos produzidos no Brasil comparativamente à prescrição de utilização deste dispositivo pelos pesquisadores da Clínica da Atividade e, ainda, averiguar e discutir o modo como este dispositivo é utilizado em campos distintos do saber acadêmico, em diferentes universidades e Programas de Pós-Graduação. Ao final do trabalho se espera apresentar, além de dados sistematizados sobre as aplicações da instrução ao sósia em trabalhos acadêmicos no país, também, um conjunto de indicações, discussões e análises que contribuam para o aperfeiçoamento e a contextualização para o Brasil deste dispositivo interventivo e metodológico.

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