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Investigação de saberes e fazeres populares relacionados às ciências presentes no cotidiano dos moradores do assentamento Bela Vista do Chibarro em Araraquara - SP

Processo: 13/27111-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Aparecida Viveiro
Beneficiário:Fábio Gabriel Nascibem
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Cultura popular   Comunidade rural   Saber urbano e linguagem   Assentamento rural   Araraquara (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:assentamento rural | ensino de ciencias | saberes científicos | saberes populares | ensino de ciências

Resumo

O objetivo do trabalho é investigar os saberes tradicionais ou populares de uma comunidade rural que possam ser relacionados com os saberes considerados científicos. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, trabalharemos com os moradores do Assentamento Bela Vista do Chibarro, localizado no município de Araraquara, no interior de São Paulo, Brasil. Como técnica, utilizaremos observação e entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de diferentes modalidades dentro do Assentamento: agricultores que trabalham com roças e hortas, moradores que desenvolvem trabalhos caseiros e/ou na Agrovila, entre outros que possam ser identificados. A proposta é levantar, junto aos entrevistados, elementos que permitam compreender como se dá o uso da terra, a percepção sobre a influência dos fenômenos naturais sobre as plantações, a relação com o ambiente natural, o uso de alimentos, entre outros aspectos, incluindo a exploração de mitos presentes na cultura popular. A intenção é o que o projeto forneça subsídios que permitam, em um momento posterior, investigar como os professores da escola inserida nessa comunidade lidam com essa diversidade de saberes no ensino de Ciências, se valorizam os membros da comunidade como portadores de saberes e fazeres tradicionais que podem contribuir na escola formal, se estabelecem contrapontos entre os saberes tradicionais e científicos, entre outros aspectos.

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