Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa para aula de imunologia

Processo: 14/50481-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Silvia Luzia Frateschi Trivelato
Beneficiário:Daniel Manzoni de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de biologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Biologia | Ensino De Imunologia | Ensino Por Investigacao | Genero Do Discurso Em Aula | Pratica De Ensino De Biologia

Resumo

Aulas práticas de Imunologia são importantes para auxiliar o aprendizado dos conceitos teóricos abstratos dos fenômenos biológicos aprendidos em sala de aula. Entretanto, pouco se tem entendido sobre as questões enunciativas dos gêneros de discursos que aparecem nas aulas práticas de Imunologia para os estudantes da graduação em cursos de ciências biológicas e da saúde. Aqui, a proposta é: (i) desenvolver uma sequência didática investigativa sobre a geração da diversidade de anticorpos para as aulas de imunologia; (ii) a caracterização qualitativa dos gêneros de discurso e das relações epistêmicas de investigativas de imunologia para alunos de graduações em ciências biológicas e da saúde. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores e alunos, observações das aulas de Imunologia, análise do material utilizado em aula e, principalmente, gravações com recursos audiovisuais; posteriormente, sequências das aulas serão transcritas e analisadas utilizando o software desenvolvido pela IPN-Kiel (Videograph®). A classificação dos sistemas de categorias será baseada em estudos prévios (SILVA & MORTIMER, 2010); quando necessários outros sistemas de categorias serão criados para melhor análise dos transcritos das aulas práticas. Desse modo, espera-se conhecer os gêneros do discurso e interações gerais que ocorrem entre os integrantes de aulas práticas experimentais de Imunologia na atualidade. A compreensão dessas interações pode auxiliar na didática de aulas de Imunologia para cursos de graduação na área de ciências biológicas e da saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)