Busca avançada
Ano de início
Entree

Magia e animação: pixilation, seres vivos e objetos cotidianos

Processo: 14/08417-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 11 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Arlindo Ribeiro Machado Neto
Beneficiário:Marina Teixeira Kerber
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Animação   Mídia audiovisual   Pixilation   Surrealismo   Artistas   Praga (República Checa)   Animadores   Escoceses
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:animação | Jan Svankmajer | norman mclaren | pixilation | Animação

Resumo

A pesquisa se propõe a analisar a técnica de animação pixilation como linguagem específica, traçando relações deste tipo de animação com estudos ligados à imagem e ao movimento. Para isto, proponho: atribuir ligações do pixilation com os trickfilms do early cinema, no âmbito da perspectiva mágica dos truques da técnica; estabelecer paralelos entre a prática fotográfica e a prática cinematográfica, utilizando-se de ambas linguagens para avaliar questões do pixilation sob aspectos que dialogam com o conceito de magia e sua relação com as imagens técnicas; e com base nos trabalhos em pixilation de Norman McLaren e Jan Svankmajer, entender a técnica como proposta poética e estética de linguagem audiovisual. Assim, através dos aspectos técnicos do pixilation, destacarei as potencialidades mágicas deste tipo de animação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KERBER, Marina Teixeira. Magia e animação: pixillation, seres vivos e objetos cotidianos. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.