Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento e determinação de propriedades termomecânicas dinâmicas de materiais para rebolos abrasivos a base de resina fenólica

Processo: 14/18967-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Katia Cristiane Gandolpho Candioto
Beneficiário:Raphael Schweiger Freitas Bottairi
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Tribologia   Materiais não metálicos   Resinas fenol-formaldeído   Rebolos   Propriedades termomecânicas   Viscoelasticidade   Difração por raios X   Varredura diferencial de calorimetria   Microscopia óptica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abrasivos | compósitos | Rebolos | resinoides | Tribologia | Compósitos

Resumo

Os abrasivos são considerados materiais estratégicos. O Brasil consome grande quantidade de rebolos por ano, embora seu potencial seja ainda maior. O número de tipos de abrasivos e granulometrias disponíveis é bastante grande e junto com a quantidade de ligas possíveis, estruturas e durezas além dos formatos fazem com que cheguemos a um número de produtos enorme de alternativas, por este motivo a "complexibilidade" das formulações está diretamente ligada ao número de componentes usados para atender às necessidades de uso. Devido a interesses tecnológicos envolvidos nesta área de fabricação de abrasivos, poucas informações são disponibilizadas para a comunidade. Viscoelasticidade é uma propriedade exclusiva dos polímeros e influencia na aplicação dos materiais. Devido a sua importância, esta característica tem sido amplamente explorada em livros, capítulos de livros e inúmeros artigos têm se dedicado na descrição e interpretação do fenômeno viscoelástico. Os experimentos de caracterização indicam a correlação entre as propriedades do material e seu desempenho. Informações obtidas pela experiência e experimentos servem de guia para a prática da engenharia. O projeto proposto será realizado através da produção e caracterização por ensaios termomecânicos dinâmicos (DMTA) de compósitos abrasivos resinoides para aplicação em materiais abrasivos. No intuito de estudar os efeitos da queima na composição de materiais abrasivos resinoides, as amostras serão caracterizadas por análise térmica de calorimetria exploratória diferencial (DSC), ensaios termomecânicos dinâmicos (DMTA), difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia óptica (MO). Espera-se que com os resultados preliminares fundamentados em conceitos de engenharia e materiais seja possível, mesmo que indiretamente, aumentar a chance de se desenvolver um produto (material abrasivo para rebolo) de propriedades termomecânicas determinadas com propostas de novos materiais, formulações, assim como parâmetros de processo diferenciados, os quais poderão ser disponibilizados para a comunidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARAL, EMANUELLE MACHADO; SCHWEIGER, RAPHAEL; BOTTAIRI, FREITAS; GANDOLPHO CANDIOTO, KATIA CRISTIANE; ASME. HEXAMETHYLENETETRAMINE LEVELS EFFECT OVER THE YOUNG'S MODULUS IN ABRASIVE MATERIALS. PROCEEDINGS OF THE ASME 2020 15TH INTERNATIONAL MANUFACTURING SCIENCE AND ENGINEERING CONFERENCE (MSEC2020), VOL 2A, v. N/A, p. 4-pg., . (14/18967-8, 13/26633-0)