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Avaliação do fechamento de trinca por fadiga da liga de alumínio 2050 - T84 submetida a carregamento constante e de picos de sobrecargas

Processo: 14/18571-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Cassius Olivio Figueiredo Terra Ruchert
Beneficiário:Carolina Soares
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga dos materiais   Plasticidade dos materiais   Trincamento   Alumínio   Ligas de alumínio   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fechamento de trinca | ligas de al aeronaúticas | modelo plasticidade | Propagação de trinca por fadiga | retardo e aceleracao | Fadiga e Fratura dos Materiais

Resumo

Em 1970, Elber introduziu o mecanismo de fechamento de trinca e a variação do fator de intensidade de tensão modificado para levar em consideração diferentes razões de carregamento durante a propagação de trinca por fadiga. Devido à natureza física do modelo de Elber, diversas pesquisas vêm sendo realizadas para determinar a carga de abertura e fechamento e assim caracterizar o retardo e aceleração durante o crescimento de trinca por fadiga. A determinação da carga de abertura/fechamento é normatizada de acordo com a ASTM E647. Esta proposta de pesquisa contempla uma linha de estudo de fadiga dos materiais metálicos, na qual se avalia os efeitos do fechamento de trinca durante o fenômeno de propagação de trinca sob carregamentos variáveis sob o ponto de vista experimental comparado aos resultados advindos da técnica dos elementos finitos. A liga de alumínio de grau aeronáutico 2050 T84 será utilizada para os ensaios de amplitude constante e com picos de sobrecargas. O fechamento será medido experimentalmente com a utilização de strain gages e a trinca monitorada concomitantemente pela técnica de flexibilidade elástica. Espera-se que o fechamento de trinca seja evidente nos ensaios e modelagens utilizando picos de carga e assim estabelecer uma metodologia para determinar o fechamento de trinca baseada na técnica dos elementos finitos.

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