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Desenvolvimento de sistema de suporte a decisão para determinação de heurísticas de realocação em sistemas de bicicletas compartilhadas

Processo: 14/25006-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Thiago Barros Brito
Beneficiário:Renata Carolina Barreiro Rodrigues
Vinculado ao auxílio:13/50848-6 - Desenvolvimento de sistema de suporte a decisão para determinação de heurísticas de realocação em sistemas de bicicletas compartilhadas, AP.PIPE
Assunto(s):Heurística   Tomada de decisão   Roteirização   Mobilidade urbana   Transporte urbano   Bicicletas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Realocacao De Bicicletas | Roteirizacao Dinamica | Sistemas de suporte a decisão | Simulação-Otimização

Resumo

A proposta apresentada nesse documento contempla um projeto de desenvolvimento de uma ferramenta de suporte à decisão para determinação de heurísticas/políticas de realocação de bicicletas em sistemas públicos de compartilhamento de compartilhamento de bicicletas (SCB). SCBs, definidos como sistemas de transporte complementares, tem como uma de suas determinações vitais de bom desempenho, o nível de confiabilidade que inspira no usuário. Em um SCB, essa confiabilidade está relacionada diretamente à capacidade de usuário em encontrar bicicletas disponíveis para retirada e espaço disponível nas estações para executar a devolução. Além disso, é evidente que o fluxo de usuários ao longo do período operacional (dia) não é equilibrado, o que resulta em uma inevitável operação desbalanceada do SCB. Ressalta-se assim a importância da determinação de uma política de realocação adequada, para garantir a viabilidade operacional do SCB. Academicamente, o gerenciamento de um sistema de realocação em um SCB incorpora um campo de pesquisa derivado de problemas de roteirização dinâmica. Tais problemas apresentam complexidade de resolução enorme, que torna impossível sua solução otimizada exata. Assim, as principais metodologias para a solução desse tipo de problema são a simulação e a simulação-otimização. Baseado em tais metodologias, mais especificamente na simulação baseada em agentes (metodologia de simulação capaz de representar o comportamento dos usuários do sistema e sua interação), propõe-se a elaboração de um sistema de suporte à decisão capaz de testar e validar heurísticas de realocação que comprovadamente elevem a eficiência do SCB. Esse é o objetivo proposta nessa fase 1 do projeto: demonstrar a viabilidade técnica-acadêmica da aplicação de técnicas da pesquisa operacional para a resolução do problema proposto. Superada a primeira fase do projeto, a etapa seguinte consiste em transformar a metodologia proposta em produto. Os SCB atualmente já contam com sistemas de TI para controle do posicionamento das bicicletas nas estações e para servir de suporte aos usuários na escolha das estações disponíveis para coleta/retirada de bicicletas. A proposta da fase 2 consiste em acoplar a metodologia proposta na fase 1, permitindo o processo de roteirização dinâmica dos recursos de realocação, às ferramentas e dados já disponíveis nos SCB atuais, fornecendo uma ferramenta final ao gerenciadores de SCB no processo de manutenção do nível de serviço do sistema, garantido assim sua viabilidade operacional. A potencialidade de aplicação da proposta é considerada muito grande. Os SCB estão em processos de plena expansão no Brasil. Atualmente, apenas algumas grandes capitais nacionais contam com SCBs, mas dada a experiência bem-sucedida mundialmente em viabilizar sistemas complementares de transporte de última milha, ambientalmente corretos, saudáveis e humanizados, os SCB têm expectativa de expansão enorme, possivelmente para todos os grandes centros urbanos com população acima de 100 mil habitantes. O projeto a ser desenvolvido conta com o apoio institucional da Compartibike, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de mobilidade urbana.

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