Bolsa 13/12636-7 - Problemas de carregamento de contêineres, Heurística - BV FAPESP
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Pareto Clustering Search aplicado ao problema de carregamento de contêineres em navios 3D

Processo: 13/12636-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Antônio Augusto Chaves
Beneficiário:Eliseu Júnio Araújo
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/17523-3 - Novos métodos híbridos para resolução de problemas de otimização combinatória, AP.JP
Assunto(s):Problemas de carregamento de contêineres   Heurística   Clustering search   Portos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clustering Search | heurística multiobjetiva | problema de carregamento de contêineres | Metaheurísticas

Resumo

O problema de carregamento de contêineres em navios (CLPP, do inglês Container ship Loading Planning Problem) consiste em determinar como carregar um conjunto de contêineres de diferentes tipos em um navio porta-contêineres, respeitando restrições operacionais relacionadas aos contêineres, navio e pátio do terminal portuário. O CLPP 3D que será abordado neste projeto consiste em otimizar dois objetivos: o número de realocações dos contêineres para certo número de portos e a instabilidade do arranjo dos contêineres. Para o primeiro objetivo, minimiza-se a realocação decorrente do descarregamento temporário de contêineres, da pilha de contêineres, com a finalidade de descarregar, num terminal portuário p, um contêiner que está na parte inferior da pilha. Isto é necessário porque os contêineres que estão numa pilha só podem ser acessados pelo topo. Então um contêiner que está no meio da pilha só pode ser descarregado num determinado porto p se os contêineres que estão acima dele forem removidos. Para o segundo objetivo define-se a distância do centro de massa ao centro geométrico como medida da instabilidade do navio em cada porto. Neste projeto será implementado o Pareto Clustering Search (PCS) para a solução do CLPP 3D, minimizando o tempo de carregamento e descarregamento dos contêineres em terminais portuários, bem como a instabilidade do navio. Desta forma, pretende-se obter um conjunto de soluções que sejam eficientes para auxiliar a tomada de decisão pelo administrador do terminal portuário. (AU)

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