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De Meierhold a Kantor: um caminho para a investigação do princípio do grotesco como operador cênico

Processo: 14/21933-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Maria Thais Lima Santos
Beneficiário:Thaís Gomes Sodré
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Realismo poético   Representação (artes)   Grotesco   Corpo cênico   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grotesco | Tadeusz Kantor | teatro polonês | teatro russo | Vsevolod Meierhold | Interpretação Teatral

Resumo

Este projeto propõe investigar os possíveis elementos e características de uma hereditariedade artística que vinculam o pensamento e a produção teatral dos artistas Vsévolod Meierhold (1874 - 1940) e Tadeusz Kantor (1915 - 1990). Serão analisados os princípios poéticos e estéticos compartilhados através de um diálogo entre as concepções cênicas do diretor russo e do diretor polonês, respectivamente. Por meio da abordagem das encenações O Inspetor Geral (1926) de Meierhold e A Classe Morta (1975) de Kantor, será ressaltado o princípio do grotesco enquanto operador cênico comum em ambas produções teatrais articulando os planos do jogo do ator e do signo da cena, dentre outras premissas e elementos a serem investigados. A análise do princípio do grotesco operando nas tais encenações, como das relações histórico-artísticas precursoras deste elo, tem por objetivo criar parâmetros para mapear de forma mais ampla os fatores que definem esta filiação artística.

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