Bolsa 06/58627-5 - Grotesco - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma arquitetura do grotesco no corpo em cena: maeyerhold, hijikata e os corpos que dancam.

Processo: 06/58627-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Maria Thais Lima Santos
Beneficiário:Carolina Hamanaka Mandell
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Grotesco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Butoh | Grotesco | Tecnicas Codificadas

Resumo

Um estudo acerca das imagens poéticas na cena, mais especificamente, imagens que tenham o grotesco como operador primordial e, ainda mais pontualmente, das imagens grotescas que se constroem a partir do corpo do ator-bailarino, é o que propõe o presente projeto. Temos então a afirmação de um processo através do qual cria-se uma operação grotesca das imagens cênicas. A avaliação dos procedimentos implicados na construção do corpo grotesco na cena é o foco principal desta investigação. Em seu desenvolvimento, esta proposta de pesquisa pretende criar parâmetros para uma análise que vise o entendimento de uma arquitetura corporal do grotesco cênico, tomando como base para esta reflexão duas experiências poético-estéticas distintas, mas que, igualmente, contemplam visões poéticas que privilegiam a construção grotesca do corpo: os estudos desenvolvidos por V. E. Meyerhold (em particular os do período da década de 1930) e as experiências do butoh japonês de Tatsumi Hijikata e seus discípulos e seguidores. Propomos uma investigação que vislumbre uma definição de uma arquitetura do corpo grotesco, no sentido de criar parâmetros teóricos sobre práticas cênicas a partir das poéticas citadas, considerando-se a seguinte pergunta/hipótese: pode ser a dança, na qualidade de procedimento de criação da cena, um meio de se materializar o corpo grotesco? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANDELL, Carolina Hamanaka. O corpo grotesco como articulador da cena: Meyerhold, Hijikata e os corpos que dançam. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.